Parar de fumar pode ser algo muito complicado, principalmente para pessoas que têm o hábito há muitos anos. Para quem quer largar o vício em cigarro, recomenda-se uma rotina de exercícios físicos e se torna necessário mudar alguns hábitos do cotidiano. No entanto, a alimentação também é peça-chave para largar o cigarro.
De acordo com Júlia Canabarro, nutricionista da startup Dietbox, o tabagismo é considerado como uma doença e precisa ser tratada com muita seriedade. Além disso, acompanhamento médico e nutricional são imprescindíveis para dar suporte ao indivíduo que quer parar de fumar.
“Esses profissionais da saúde têm o conhecimento para guiar seus pacientes durante a transição e os ajudar a evitar consequências que a falta de nicotina pode trazer, como o ganho de peso e o consumo compulsivo de comida", explica.
É aí que entra a importância da alimentação. Canabarro explica que alguns alimentos podem ter efeito inibidor da vontade de fumar, o que pode auxiliar fumantes a largar o cigarro gradativamente — o que pode tornar as recaídas menos frequentes e preservar a saúde mental.
Alimentos que auxiliam quem vai parar de fumar
A nutricionista explica que a primeira semana é a mais complicada para quem está largando o cigarro, causando muita ansiedade e inquietação. Alguns alimentos podem se tornar importantes para dar uma acalmada.
Este é o caso das bananas, que têm índices altos de vitamina B6 e aminoácido triptofano, que ajudam na produção de serotonina, o que diminui o estresse. Canabarro afirma que peixes, laticínios, chocolates e grão-de-bico também têm essa função.
Comentários