Dourados

Brasil soma 63 casos de gripe aviária; notificação em Dourados foi descartada

No total, há 62 casos da doença em aves silvestres no país e um foco em produção de subsistência, de criação doméstica - Crédito: Reprodução/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo No total, há 62 casos da doença em aves silvestres no país e um foco em produção de subsistência, de criação doméstica - Crédito: Reprodução/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou, em atualização na plataforma oficial às 12h (MS) desta quarta-feira (12), um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre, detectado no Brasil.

Com o caso, sube para 62 casos da doença em aves silvestres no país e um foco em produção de subsistência, de criação doméstica.

Os dados do Mapa aponta ainda mais cinco investigações em andamento. As notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Conforme os dados da plataforma do Mapa, no Mato Grosso do Sul dez notificações foram investigadas, incluidndo a suspeita de uma galinha infectada em Dourados, entretanto, todos os casos foram descartados.

Comentários