Saúde

6 cuidados que todo homem deve ter com a saúde

Novembro Azul é um movimento internacional que tem o objetivo de conscientizar e ressaltar a importância da prevenção contra o câncer de próstata – doença comum em homens com mais de 40 anos de idade. A data é necessária, já que ainda existe um perigoso e indefensável tabu com relação ao exame de toque, principal meio de detecção precoce do tumor. No entanto, também chama a atenção para outros problemas que costumam afetar a vida e a saúde dos homens.

Sobretudo no Brasil, a população masculina, ao contrário da feminina, não gosta de realizar exames e consultas médicas de rotina, para avaliar o estado geral da saúde. Não à toa, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres.

O único modo de reverter essa situação é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter um acompanhamento médico adequado, independentemente da idade e do sexo. "Um dos fatores para se manter uma vida saudável é realizar exames preventivos periodicamente, pois, havendo qualquer problema, o diagnóstico precoce conduz a um melhor tratamento", alerta o Dr. Carlos Bautzer, urologista do núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e médico-assistente da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Além do câncer de próstata, tumores no pênis e nos testículos também podem ser detectados com antecedência por meio de exames e, dessa forma, ganharem uma maior chance de cura. Além disso, hiperplasia prostática, disfunção erétil e incontinência urinária também são doenças que merecem atenção do público masculino.

Para auxiliar a manutenção correta da saúde dos homens, o Dr. Bautzer elencou seis cuidados fundamentais para a população masculina. Confira:

Comentários