*Materia Atualizada*
Na cerimônia de posse realizada nesta quarta-feira, 01 de janeiro o novo prefeito de Itaporã, Tiago Carbonaro, gerou polêmica ao ignorar a lei municipal que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido. A legislação, de autoria do ex-vereador Diego Campos — atualmente secretário da Getcel (Gerência de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer) —, foi sancionada com o objetivo de proteger o bem-estar de animais, autistas, idosos e outros grupos sensíveis aos ruídos intensos.
Apesar da lei estar em vigor, a posse foi marcada por uma queima de fogos, que ocorreu em outro local por apoiadores causando desconforto entre moradores, defensores da causa animal e famílias de pessoas com condições sensoriais que se sentiram afetadas pelo barulho.
A queima de fogos gerou repercussão nas redes sociais, onde usuários criticaram o descaso com uma lei que representa um avanço em termos de empatia e respeito. Especialistas apontam que o impacto dos fogos com estampido pode causar crises de ansiedade em pessoas autistas, idosos e bem como colocar em risco a saúde de animais domésticos e silvestres.
Em contato com a redação do MS EM NOTICIA uma mãe relatou a crise de seu filho devido ao barulho dos fogos. "Você imagina o que é mais de 5 minutos de fogos para uma criança atípica (sensível a barulhos)"?
Segue nota na íntegra emitida pela assessoria da prefeitura
Tiago Carbonaro, Prefeito do Município de Itaporã, vem esclarecer que a queima de fogos mencionada na matéria foi um ato isolado realizado por terceiros, eventualmente apoiadores, sem qualquer autorização ou relação com a sua pessoa ou com a administração municipal. Ressalto que tal ato ocorreu durante a cerimônia oficial de posse, precisamente no momento do discurso de determinado vereador, fora do controle do evento formal promovido pela Câmara Municipal.
Reitero o respeito e a relevância da legislação que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido, uma medida fundamental para proteger o bem-estar de pessoas autistas, idosos e animais, garantindo um ambiente mais inclusivo e harmonioso para todos.
Lamento os transtornos que possam ter sido causados e reafirmo que a administração municipal está comprometida em promover a observância das leis e a proteção da comunidade, assegurando uma gestão pautada pelo interesse público.
Tiago Carbonaro
Prefeito do Município de Itaporã/MS
Comentários