MATO GROSSO DO SUL

MS ganha Posto de Identificação Amigo do Autista

Espaço recebeu estruturação adequada para o acolhimento para a prestação do serviço público à pessoa autista - Crédito: Divulgação Espaço recebeu estruturação adequada para o acolhimento para a prestação do serviço público à pessoa autista - Crédito: Divulgação

Na data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, neste 2 de abril, uma iniciativa inédita, envolvendo servidores do Governo do Estado; o Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alems), resultou na inauguração, na manhã desta quarta-feira, no Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, localizado no Pátio Central Shopping, em Campo Grande, o Posto de Identificação do Amigo do Autista, um espaço lúdico e especialmente preparado para receber os requerentes no ato de elaboração da carteira de identidade nacional e seus familiares. 

A solenidade contou com a participação da servidora pública estadual e perita papiloscopista Maira Gasques Chaves Cappi, agraciada com o 18º Prêmio de Inovação de Mato Grosso do Sul, lotada naquela unidade de identificação; da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; da deputada estadual Mara Caseiro; da presidente do Sinsap/MS, Danielle Bueno e do diretor do Instituto de Identificação do MS, Daniel Ferreira de Freitas, além de convidados e servidores daquele instituto.

Segundo a perita oficial forense papiloscopista Maira Cappi, que projetou e montou o Posto de Identificação Amigo do Autista, explicou que o espaço é destinado ao atendimento dos requerentes – pessoas com autismo – que buscam o local para a emissão de sua carteira de identificação nacional e foi organizado para proporcionar uma recepção por profissionais altamente capacitados e com conhecimento de técnicas que colocam a pessoa à vontade no momento da coleta de dados e imagens para a confecção do documento.

“A inauguração deste espaço é uma grande conquista para nós, profissionais que atuamos com pessoas portadoras de autismo e pretendemos que ele seja ampliado para outras cidades do Estado, para proporcionar a inclusão desses pacientes na elaboração documental com a maior comodidade possível”. 

Maira explica que o projeto da sala surgiu após a premiação de seu trabalho “Polícia Civil Amiga do Autista: inovações no atendimento às crianças com transtorno do espectro autista nos postos de identificação do Estado de Mato Grosso do Sul”, quando constatou a necessidade de uma atenção diferenciada às pessoas portadoras desse tipo de deficiência. “O primeiro passo para o trabalho foi um curso que fiz no Corpo de Bombeiros do MS, quando conheci as dificuldades das práticas no atendimento dessas pessoas e vi a necessidade de elaborar meios e espaços adequados em proporcionar práticas melhores em um espaço adaptado e levar efetivamente a inclusão a essas pessoas”, destaca Maira. 

A perita oficial forense papiloscopista Danielle Bueno, presidente do Sinpap/MS, destacou o apoio da entidade ao projeto de implementação do Posto de Identificação Amigo do Autista para proporcionar a inclusão dos requerentes da comunidade neurodivergente no atendimento de suas necessidades. “Colaboramos com a Maira nesse projeto, apoiamos integralmente a ideia e vamos trabalhar para que este modelo seja levado para outras cidades do Estado, atingindo o maior número possível a requerentes da comunidade neurodivergente", afirmou Danielle.

“Esta é uma data histórica para os autistas e seus familiares, quando inauguramos uma sala especial, que vai oferecer atendimento especializado e humanizado, o caminho para uma nova forma de fazer gestão, com empatia e acolhimento, destacou Danielle, que também agradeceu ao Governo do Estado por ter abraçado essa ideia inovadora destacando a presença da Primeira Dama Mônica Riedel na inauguração.  Agradecendo ainda a deputada Mara Caseiro pela indicação legislativa de implantação da sala e à colega Maira pela iniciativa do projeto. “A Maira viu mais do que o normal, viu mais que rostos, percebeu a necessidade de quebrar barreiras para proporcionar a inclusão com atitude”, concluiu Danielle, afirmando que projeto como esse deve ser estendido a todo o País. 

A primeira-dama Mônica Riedel destacou a importância de um espaço como a sala para atendimento de autistas e seus familiares, com a efetividade da ação que acolhe as pessoas em situação especial. “Fico feliz com a apresentação deste projeto de inovação e espero que possamos levar a iniciativa para outras comunidades do Estado”, afirmou a primeira-dama. 

O diretor do Institituo de Identificação do MS, Daniel Ferreira de Freitas citou que o instituto registrou 70,23% de aumento na emissão de documentos de identidade em 2024, em relação aos anos anteriores, graças às medidas adotadas pelo governo estadual. E que esse aumento é resultado direto do trabalho dos peritos papiloscopistas.

O Posto de Identificação Amigo do Autista está localizado em uma sala contígua ao Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, onde os requerentes são recepcionados por profissionais com capacitação especializada e conta com uma decoração lúdica, como uma colmeia na parede para tocar, com texturas em um ambiente sensorial onde os requerentes se sentem bem.

 

Comentários