Douradina mudou. E mudou para melhor. Em todos os aspectos. Essa posição só foi possível graças ao forte empenho motivado pela gestão Jean Sérgio Clavisso Fogaça, o Professor Jean, 44, (PSDB). Muito por conta do sistema austero, autêntico, plural, visando o bem das pessoas, o pacato município que faz divisa com Rio Brilhante, Itaporã e Dourados passa por um momento altamente positivo, com as contas equilibradas; frotas novas, tanto de veículos leves como caminhões e máquinas pesadas; estradas vicinais e pontes em perfeito estado de conservação. A ação efetiva nas áreas social, educacional, saúde, segurança e ambiental, enfim com infraestrutura elogiável tanto na sede quanto na zona rural.
E mais: exigiu celeridade nas questões burocráticas (licitações) em compra, reforma e permuta. Cobrando resultados, deu autonomia para que cada secretário e chefes de setores e assessores, sejam em cargos comissionados ou contratados, possam desenvolver o seu melhor objetivamente, trazendo resultados positivos para a comunidade.
O prefeito admite ter passado por dificuldades administrativo-financeiras, mas assegura, e os números mostram ter feito muito mais do que outros executariam, tendo em mãos a mesma quantidade de recursos. Reformas e construções saltaram nesses últimos seis anos no governo do Professor Jean.
“Buscamos implementar em nosso município um sistema de gestão que viesse ao encontro do anseio da população, sobretudo os mais humildes, e para isso determinamos fazer no público como se fora no privado, ou seja, o que serve para mim que seja bom também para outrem”, pontua.
Nas eleições passadas Jean obteve 53,13% dos votos válidos, recebendo nas urnas o sim de 2.170 eleitores. O novo mandato começou em 1º de janeiro de 2021. Douradina tem a população estimada em pouco mais de 6 mil pessoas.
Desafios
Entre os desafios a serem enfrentados, estão o término do asfalto ligando o distrito de Bocajá à BR-163, obra do ex-governador Reinaldo Azambuja e do atual Eduardo Riedel (PSDB); a reforma do Ginásio Municipal e do Estádio de Futebol; mais uma pista na via de entrada da cidade, no acesso pela Vila Muruim; a construção da nova Estação Rodoviária e a menina dos olhos de todos os douradinenses, a efetivação do Polo Industrial para oportunizar a contratação de trabalhadores locais e até de outras cidades. “Sei que não vamos conseguir iniciar e terminar essas obras de grandes impactos para Douradina, mas deixo para o meu sucessor tudo azeitado, em dia e com recurso nos cofres”, salienta.
No seu plano de governo, o qual foi levado a debate com a sociedade, já vislumbra a necessidade de promover uma atualização, uma readequação da administração municipal para o futuro. “Estamos formatando isso agora”, encerra.
Sucessão
Se depender do Professor Jean, seu colega, o também professor Lúcio Flávio Raulino Silva,40, atual secretário de Indústria e Comércio, irá assumir as rédeas do munícipio a partir de 1º de janeiro de 2025. Ambos estiveram juntos em sala de aula, e presidiram o Sindicato Municipal dos Professores, respectivamente, Jean presidente e Lucio vice. Eles se entendem, falam a mesma língua e são amigos de primeira hora.
Comentários