Policial

Com mais de 16 mil abordagens, 3º Batalhão fecha semestre com a captura de 74 foragidos

A estratégia implementada pelo comando do 3º Batalhão da PM de Dourados, para aumentar a efetividade do policiamento ostensivo e preventivo é privilegiar ações de abordagens a pessoas e veículos através das diversas equipes ordinárias e extraordinárias que diariamente estão a disposição para exercer esta função de policiamento em Dourados.

No primeiro semestre de 2021 as ações preventivas somaram mais de 16 mil abordagens a pessoas com media de quase 100 abordagens dia, aproximadamente 7mil veículos vistoriados com o recolhimento de 10% do volume vistoriado, mais de 2,5 toneladas de drogas apreendidas na região de Dourados, apreensão de 10 armas de fogo e o encaminhamento de 528 pessoas as delegacias pelo cometimento de crime ou contravenção penal.

As ações preventivas se distribuíram ordenadamente em toda a região leste de Dourados e em apoio a 9ª Companhia Independente da PM de Dourados na região oeste da cidade.

Equipes do GETAM e Força Tática, bem como equipes do Pelotão de Trânsito, atuaram em toda a cidade, promovendo policiamento ostensivo massivo nos bairros com maior incidência criminal, maior fluxo de trânsito e de pessoas.

A visão estratégica da unidade, comandada pelo Tenente Coronel PM Helbert desde novembro de 2020, é possibilitar uma gestão operacional mais integrada a comunidade, implementando desta forma o chamado METODO I.A.R.A, que significa identificar, analisar, responder e avaliar.

O policiamento orientado para o problema, pressupõe que os crimes podem estar sendo causados por problemas específicos e talvez contínuos na mesma localidade, possibilitando a polícia identificar e atacar a causa do crime.

Identifica-se o problema, analisa-se o ambiente criminal e seus atores, implementa-se resposta adequada à eliminação ou diminuição do problema, e, por fim, são avaliados os resultados, com base em estatísticas criminais e outros modos de aferição.

Os índices de aumento da sensação de segurança, redução da incidência criminal e queda gradativa nos chamados emergenciais via 190 são ótimos indicativos de que a estratégia adotada pelo comando da unidade está produzindo os resultados esperados e deve ter continuidade.

O comando do 3º Batalhão visa implementar outras estratégias nos próximos meses e principalmente no bimestre final do ano de 2021, contando com apoio do dos alunos em formação do Curso e Formação de Soldados da PMMS, que terá como sede de ensino a unidade policial em Dourados.

Acompanhe as ações da Policia Militar pelo site da PMMS www.pm.ms.gov.br , e siga-nos também em nossas redes sociais pela nossa fanpage no Facebook https://www.facebook.com/3bpmdourados e no Instagram @3bpmddos.

--

PM de Itapora recupera moto furtada em Dourados

Na noite dessa segunda-feira (5), policiais militares da rádio patrulha do Pelotão da PM de Itapora, subordinada ao comando do 3º Batalhão da PM de Dourados, localizaram uma motocicleta que havia sido furtada na noite da sexta-feira em na cidade de Dourados.

O fato ocorreu por volta das 19h quando a equipe foi acionada a deslocar na Vila COEMAT em Itapora pois bom-bocado havia uma motocicleta abandonada.

No local a equipe confirmou a denúncia, fazendo a vistoria em uma motocicleta Yamaha Fazer de cor branca, que estava sem placas e com o chassi raspado, sendo identificada como uma motocicleta furtada em
Dourados na sexta-feira (2).

A motocicleta ainda estava com o miolo da chaves de ignição adulterado para partida sem chaves.

O caso foi registrado da Delegacia de Polícia Civil de Itapora/MS. Não houveram presos.


Comentários