Em Mato Grosso do Sul, seis cidades já conseguiram vacinar por completo mais da metade da população geral até esta sexta-feira (13). Ou seja, pelo menos metade dos moradores dos municípios receberam duas doses ou dose única contra a Covid-19.
Quando falamos em população geral, estamos nos referindo a todos os moradores, independente de idade ou grupo em que ele pertence. Então, a cidade que mais vacinou por completo em MS é Sete Quedas.
No município, 67,85% dos moradores estão completamente vacinados contra a doença. São 3.298 pessoas com duas doses aplicadas e 4.010 que receberam a dose única da Janssen.
Segunda colocada no Estado, Mundo Novo já vacinou por completo 64,29% da população. No município, 5.217 pessoas receberam duas doses e 6.660 foram imunizadas com dose única.
Com 62,82% da população imunizada por completo, Ponta Porã tem 19.997 cidadãos vacinados com duas doses e 39.011 com dose única. Em Antônio João o percentual fica em 59,33% dos moradores completamente vacinados.
Na cidade foram aplicadas 3.020 segundas doses e outras 2.332 pessoas receberam imunização de dose única. Já Bela Vista vacinou 51,36% da população geral, sendo que 6.256 estão com duas doses e 6.448 receberam a Janssen, de aplicação única.
Com pouca diferença da cidade anterior, Caracol tem 51% dos moradores imunizados por completo. Foram 1.471 pessoas vacinadas com duas doses no município e 1.682 com dose única.
Já no Estado, são 36,97% da população geral vacinada por completo contra a Covid-19. Em Campo Grande, Capital de MS, são 37,88% dos moradores vacinados com duas doses ou dose única.
Queda nos índices de Covid-19
As seis cidades que vacinaram por completo mais da metade da população geral fazem parte dos municípios de fronteira que participaram do estudo de imunização em massa. Os dados foram levantados com base na atualização das 13h50 do Vacinômetro, realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) a partir do lançamento de informações dos municípios.
O estudo de imunização em massa na fronteira de MS apresentou bons resultados na primeira parcial, que foi divulgada pela SES em 30 de julho. Os dados mostram que as cidades de fronteira tiveram uma queda de 63,3% nos casos de coronavírus.
A queda no número dos infectados era prevista, já que o Estado como um todo apresenta melhora na pandemia. Porém, a comparação mostra que a vacinação fez diferença: nos outros municípios de MS, a redução nos casos foi de 46,6%.
A campanha de vacinação em massa começou a ser realizada no dia 2 de julho nas cidades de fronteira: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário. Foram dez dias de vacinação e, ao todo, 94.215 pessoas foram imunizadas com a vacina da Janssen, de dose única.
Comentários