Policiais Militares Ambientais de Campo Grande realizavam patrulhamento na região de Sidrolândia e Maracaju na manhã sdeste domingo, quando receberam denúncias de caça ilegal e foram a uma região nas proximidades do local conhecido como Trevo do Polaco, à rodovia MS-460 e localizaram um acampamento de caçadores montado próximo e em uma casa abandonada. No local estava um infrator de 38 anos, residente em Sidrolândia, que relatou que estava desde o dia anterior, juntamente com amigos realizando caça de Javali, os quais haviam saído para caçar e ele ficara em vigilância do acampamento.
Os Policiais encontraram uma espingarda da marca Rossi calibre 38 municiada e carregada dentro de um veículo GM/S-10, que pertencia ao infrator, para a qual não havia documentação. Ele recebeu voz de prisão pela posse ilegal da arma. No interior da casa abandonada, além de colchões e roupa, foi localizado em uma caixa térmica um animal silvestre abatido da espécie paca (Cuniculus paca) e na cozinha um tatu-galinha também abatido (Dasypus novemcinctus), ambos em extinção. O homem disse não saber quem do grupo havia abatido os animais e que eram mais nove caçadores que portavam rifles, espingardas, fuzis e revólveres, em dois veículos do tipo camionete, uma motocicleta e cães farejadores.
A equipe ficou escondida e os nove outros caçadores todos com armas em punho chegaram e logo foram abordados, não esboçando reação. Eram sete adultos e dois adolescentes de 14 e 15 anos com munições nos bolsos, além das armas, que estavam também em dois veículos e uma motocicleta e tinham também nove cachorros de caça, um deles ferido.
Ao todo foram apreendidos: 12 armas, sendo três rifles marca Remington calibres 308, 243, dois deles com lunetas, um CBC calibre 17 e um rifle calibre 38 -; quatro espingardas de calibres 20, 22, 32 e 36 -; três revólveres, um revólver marca Taurus calibre 357, um calibre 22 e um calibre 38, além de 182 munições calibres 17, 22, 32, 20, 28, 38, 308 e 357, bem como os nove cães, um tatu e uma paca abatidos, um veículo Chevrolet S10, um Fiat Strada e uma motocicleta marca Honda.
Comentários