Mato Grosso do Sul

Operação de combate a abigeato prende três pessoas em Aparecida do Taboado

Um homem de 36 anos, homem de 32 anos e um jovem de 19 anos foram presos em Aparecida do Taboado, pelo crime de abigeato. O fato ocorreu nesta quarta-feira (16). 

Policiais civis da delegacia de Aparecida do Taboado, em conjunto com a Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato - Deleagro- e com apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS -Iagro- deflagraram uma operação tendo como alvo autores de abigeato, associação e lavagem de dinheiro. 

Durante as diligências foram cumpridos três mandados de prisão preventiva (dois funcionários de uma fazenda e um pecuarista) e dois mandados de busca e apreensão.

Ao todo foram apreendidas 15 cabeças de gado, dois veículos, uma porção de maconha, celulares e documentos relacionados aos crimes investigados. Dois dos investigados ostentam antecedentes por tráfico de drogas e receptação.

A investigação apontou o furto de 204 novilhas em uma propriedade rural e a polícia civil representou pela prisão dos envolvidos. O Ministério Público proferiu parecer favorável e o Poder Judiciário determinou a prisão preventiva dos envolvidos.

O homem de 36 anos admitiu que efetuou o desvio de mais de 100 novilhas, tendo vendido os animais para o homem de 32 anos. Este último admitiu ter adquirido cerca de 40 novilhas, sem, contudo, ter conhecimento da origem ilícita. O investigado que adquiriu o gado não tem o suporte de nota fiscal e Guia de Trânsito Animal. Haja vista irregularidades administrativas, o Iagro aplicou uma multa no valor de aproximadamente R$ 34.700,00.

O jovem disse que estava morando na fazenda da vítima e que não sabia acerca do desvio de animais e que apenas cumpriu ordens.

Para o bom andamento das investigações, a Polícia Civil fez a utilização de drones, exames periciais, entre outras ações.


Comentários