O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai destinar R$ 297.309,34 para fortalecer e estruturar a Guarda Municipal de Dourados através da aquisição de armamentos e equipamentos de proteção individual.
Esse repasse está previsto no Convênio nº 918111/2021, assinado no dia 29 de outubro pelo prefeito Alan Guedes (PP) e pela secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ana Cristina Melo Santiago.
De acordo com o extrato de convênio publicado na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial da União, o valor da contrapartida do município é de R$ 600,00.
No dia 4 de novembro, ao noticiar no site institucional a assinatura desse convênio, a Prefeitura de Dourados detalhou que os recursos têm origem em emenda federal da senadora Soraya Thronicke (PSL).
“A instituição e a prefeitura municipal cumpriram uma série de requisitos exigidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública através da plataforma Mais Brasil, na qual, uma equipe técnica da GMD ficou incumbida de desenvolver o projeto e apresentar toda a documentação exigida”, detalhou a administração municipal.
Foi informado ainda que o aporte financeiro possibilitará a aquisição de “coletes de proteção balística de Nível III-A, sendo o nível máximo de proteção comercializado para as forças de segurança pública”, bem como “pistolas, carabinas e espingardas para uso de munição letal e não letal, ofertando maior segurança para os agentes e seguindo normas relacionadas ao uso progressivo da força”.
“Esse recurso irá estruturar nossa instituição com os equipamentos mais avançados que se tem no mercado, dando melhores condições de trabalho aos nossos agentes, ofertando segurança para os profissionais e consequentemente para a população”, pontuou a comandante da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes Nascimento.
Comentários