Após denúncias, idoso de 81 anos foi encontrado acorrentado à cadeira em residência na área central do município de Rio Verde de Mato Grosso, região centro norte de Mato Grosso do Sul. Essa seria a segunda denúncia de maus-tratos contra o mesmo idoso.
Ação aconteceu na quarta-feira (16/6) e, segundo informações policiais, equipes da Assistência Social e da Polícia Miliar foram até o local e encontraram a cadeira de rodas que estava com a corrente. O homem era posto na cadeira de rodas e tinha a corrente colocada em volta da própria cintura, sendo a corrente atrelada na cadeira e também em uma barra de ferro fixada na parede. Ele foi encontrado bem debilitado e segundo os agentes da Assistência Social, era colocado para dormir no chão.
Um homem de 67 anos, responsável pelo idoso, afirmou não saber que não poderia “amarrar” a vítima e que fazia isso para que ele não caísse para frente.
Em outra ocasião a Assistência Social do município recebeu informações de que o idoso convivia em meio a um ambiente de higiene pessoal bastante precária e que estava dormindo no chão, mas após a averiguação, a pessoa que cuidava do idoso, não procurou solucionar e melhorar as condições.
Com os fatos, o idoso foi encaminhado à Casa de Repouso de Idosos do município, onde recebeu cuidados médicos. Já o seu responsável foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de MT/MS para as providências legais.
Durante esse mês Mato Grosso do Sul realiza a Campanha Junho Prata, em combate a violência contra a pessoa idosa. Denúncias sobre maus tratos contra idosos podem ser feitas através dos Disk 100.
Comentários