Esporte

Grêmio vence o São Paulo por 2 a 1 e afasta fantasma do rebaixamento

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O Grêmio venceu! Na tarde deste domingo, 1º de dezembro, o Tricolor venceu o São Paulo por 2 a 1 pela 36ª rodada do Brasileirão. Na Arena, Cristaldo e Ruan contra marcaram os gols gremistas no primeiro tempo. Na segunda etapa, Luiz Gustavo descontou para os paulistas.

Precisando da vitória, o Grêmio começou o jogo no mesmo ritmo da torcida, que cantara desde antes do apito inicial. A primeira grande oportunidade gremista foi logo no primeiro minuto. João Pedro conduziu e serviu Cristaldo, que chutou prensado na marcação e a bola sobrou para Aravena. O chileno pegou de primeira, no centro do gol, para defesa do Rafael.

Depois da pressão inicial do Grêmio, a partida seguiu equilibrada. Aos 17 minutos, Luciano recebeu na área e chutou rente a trave para defesa de Marchesín.

Sem a posse de bola, o Tricolor compactava as linhas e buscava reduzir os espaços para os ataques do São Paulo. Com a bola, o Grêmio alternava ataques pelos lados e centro de campo. Voltando a pressionar antes da metade do primeiro tempo, o Grêmio acumulou oportunidades.

Aos 20 minutos, pela ponta direita, Braithwaite passou para João Pedro, que driblou o goleiro pelo lado direito da área e cruzou para Aravena, que carimbou a marcação no chute de primeira. Um minuto depois, Aravena recebeu em profundidade nas costas da defesa e chutou rasteiro para defesa de Rafael. Já aos 23, Jemerson cabeceou no segundo poste para nova defesa do goleiro do São Paulo.

Depois da cobrança de escanteio, a bola ficou viva aos 31 minutos. Soteldo dominou e abriu para Cristaldo, que cruzou e achou Pedro Geromel. O zagueiro gremista subiu mais que todo mundo e cabeceou por sobre a meta.

Depois de tanto criar e levar perigo, o Grêmio foi recompensado aos 35 minutos do primeiro tempo. Em jogada criada desde o campo de defesa com velocidade pelo lado direito, Soteldo avançou e deixou para João Pedro. O lateral serviu Cristaldo, que chutou forte para abrir o placar. Grêmio 1 a 0.

Na reta final do primeiro, aos 45 minutos, o Grêmio chegou ao segundo gol em jogada pela direita da grande área. Villasanti cruzou rasteiro e, no bate rebate na pequena área, Ruan empurrou contra o próprio gol: 2 a 0.

A etapa final iniciou com o São Paulo atacando mais. Aos seis minutos, Luciano roubou a bola no círculo central e lançou. A equipe paulista tinha vantagem numérica de três contra dois, mas, na tentativa do drible de Ferreira, Pedro Geromel fez o desarme.

O Grêmio voltou a circular a área adversária. Aos 14 minutos, Cristaldo cobrou escanteio e Jemerson parou em Rafael no cabeceio. Mas a superioridade gremista não durou muito.

Aos 18 minutos, Luiz Gustavo descontou para o São Paulo em chute de fora da área após rebatida de escanteio. 

Antes da retomada da partida, o técnico Renato Portaluppi realizou a primeira troca. Monsalve entrou no lugar de Cristaldo.

Aos 29 minutos, Renato realizou mais duas trocas. Entraram Edenílson e Pepê nos lugares de Aravena e Dodi.

À frente do placar, o Grêmio seguia buscando o ataque. Aos 32 minutos, Braithwaite passou para Soteldo. O venezuelano chutou e Rafael jogou para escanteio. Na cobrança, a bola ficou viva para o dinamarquês, que mandou por cima do gol.

Aos 40 minutos, as últimas duas trocas do Grêmio. Renato Portaluppi promoveu as entradas de Pavon e Igor nos lugares de João Pedro e Soteldo.

Sem mais lances de perigo, a arbitragem encerrou a partida e o Grêmio venceu o jogo. Com o resultado, o Tricolor chegou a 44 pontos na 10ª colocação na tabela de classificação, encaminhando virtualmente a permanência na Série A. Ainda aguarda a conclusão da rodada para confirmar a posição final.

 

Comentários