Transformar a escola em um ambiente mais acolhedor, inspirar outros alunos e deixar um legado. Esse foi o desafio aceito por estudantes que participaram do Projeto Estudantes no Controle 2024, uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).
A cerimônia de premiação, que destacou as 15 escolas vencedoras, aconteceu nesta quarta-feira (11), no Bioparque Pantanal, e contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel.
“Essa atitude dentro da escola vai ficar para a vida de vocês. Na convivência, na formação de equipe, na liderança, vão sair da escola levando isso. Vocês são líderes, protagonistas da vida de vocês, tem um estado fantástico pela frente, tem conquistas a serem feitas, vocês podem ser o que quiserem e vão chegar lá”, ressaltou o governador.
Com inspiração nos versos do poeta Manoel de Barros e na trajetória da ambientalista Neiva Guedes, a Escola 26 de Agosto, que revitalizou a biblioteca e o laboratório de ciências, ficou em 1º lugar.
"Eu amei participar porque a gente deixa uma marca na escola. Agora, quando vejo os colegas lendo e aproveitando o espaço, sinto uma alegria enorme. Dá mais vontade de cuidar”, conta a estudante Taysa Aparecida.
Nesta edição, o projeto, criado em 2018, alcançou um número recorde de inscrições, com 115 escolas disputando as 100 vagas disponíveis. O empenho dos participantes foi destacado pelo Secretário Estadual de Educação, Helio Daher.
“O grande brilho dos estudantes do controle é a criatividade. É a capacidade que vocês estão tendo de mostrar para a população, de mostrar para a sociedade, que além de entender os seus direitos, vocês sabem os seus direitos como cidadãos. Parabéns, vocês são um tipo de muito orgulho para nós”, disse o secretário.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando o estudante Andrei da Silva, da Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto, em Terenos, subiu ao palco para representar todos os alunos e compartilhar o sentimento de participar do projeto. Junto com seus colegas, ele desenvolveu um jardim sensorial, promovendo a inclusão dos alunos da educação especial.
“Eu trabalho na Zona Rural, meu ambiente de maior socialização é na escola e são projetos como esse que fazem com que eu sinta paixão pelo ambiente escolar, paixão pela escola. Eu tenho muito orgulho de ter professores magníficos e quero um dia também ser espelho para os meus alunos, assim como os meus professores são para mim”, disse o estudante.
“Uma sociedade só muda quando tem cidadãos cientes e zelosos de seus direitos, de seus deveres, e com um patrimônio que é confiado a vocês. E essa é a grande chave de transformação. Aos diretores e professores, meus sinceros agradecimentos, a vocês que representam as escolas aqui, só com a engajamento de vocês, que é possível a gente conseguir jogar esse acidente, cuidar e transformar esses cidadãos no futuro”, destacou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
O 3º lugar foi conquistado pela Escola Estadual Maria Leite, de Corumbá, onde os estudantes desenvolveram placas em braille para identificar todos os setores e garantir acessibilidade a uma aluna cega. Além disso, restauraram as rampas da escola, facilitando a locomoção dos alunos cadeirantes.
“Ano passado nós ficamos em 6º lugar e este ano concorremos de novo, a única escola de Corumbá. É uma alegria, ver que vale a pena, é satisfatório deixar um legado para o outros alunos que não estão ligados diretamente no projeto, mas que se envolvem de forma voluntária em cada ação. Valeu apenas percorrer mais de 400 km e passar mais de seis horas na estrada pra chegar até aqui”, comemorou a professora de Sociologia. Geicyanne Nunes.
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