No conjunto de ações em
comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON
DE ITAPORÃ -MS, juntamente com a Associação Brasileira de Procons
(PROCONSBRASIL) e a
Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizarão
o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, e acontecerá exclusivamente pela internet, através da
plataforma de solução de conflitos WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR .
A ação
dos órgãos de defesa do consumidor, terá o objetivo de reestabelecer o
equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam
manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao
crédito. Para isso, após ser acionada pelo PROCON DE
ITAPORÃ-MS, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN, a
adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis
ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos,
a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que
o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da PROCONSBRASIL,
a experiencia revela que muitos consumidores que
estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem
constrangidos com a situação.
Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do
comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável
também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com PAULA SABINO DORETO, dirigente do PROCON ITAPORÃ –MS, “é essencial que os
consumidores aprendam a se utilizar dessa plataforma de maneira eficiente com o
objetivo de realizar as negociações de dívida durante esse período, mais também
comecem a se utilizar dela com mais frequência com objetivo de ter registro de
suas reclamações de maneira mais célere e com autonomia. Isto porque, o
consumidor.gov é uma ferramenta com altos índices de resolutividade, foi criada
para dar mais amplitude de acesso e com muita agilidade de resposta,
possibilitando uma gestão integrada das reclamações pelo governo federal. ”.
Para participar do mutirão online, basta o
consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando
receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu
problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de
débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o
prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é
imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail
para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e
instituições financeiras participantes. O PROCON Itaporã – MS, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que
está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo de 15 dias para
resposta do fornecedor, o consumidor passa
a ter o prazo de 20 dias para
avaliar o retorno dado
pela empresa e se a resposta foi satisfatória.
Serviço:
O QUE: Mutirão
Virtual de Renegociação de Dívidas
QUANDO: 15/03 até
31/03
COMO: através do
site www.consumidor.gov.br
PUBLICO: todo
cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
CONTATO: PROCON Itaporã – MS pelo telefone 67 34511028 ( Horário de Atendimento
das 08:00 as 12:00 horas) ou presencialmente no terminal rodoviário.
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