Cultura / Lazer

Prepare uma costelinha de porco na air fryer para toda a família

Assim que as costelinhas estiverem douradas, sequinhas na superfície e a carne ainda suculenta, estarão prontas - Crédito: Panelinha/GNT Assim que as costelinhas estiverem douradas, sequinhas na superfície e a carne ainda suculenta, estarão prontas - Crédito: Panelinha/GNT

A costelinha de porco na air fryer, ensinada pela Rita Lobo no Cozinha Prática, é a receita ideal para um almoço entre amigos ou em família, sem precisar de carvão ou churrasqueira! A praticidade da air fryer permite que você apenas tempere a costelinha e a coloque no cestinho.

O resultado? Uma carne tostadinha por fora e incrivelmente suculenta por dentro. Se preferir, você pode temperar a costelinha com antecedência e mantê-la na geladeira por até 24 horas antes de assar, o que deixa o sabor ainda mais intenso. Que tal aprender a preparar essa delícia? Veja!

Ingredientes
Costelinha de porco na air fryer
1 quilo de costela suína ou cerca de 8 ripas
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
Costelinha de porco na air fryer

1
Caso a costelinha de porco esteja inteira, corte a peça em ripas — posicione a faca bem no meio, entre um ossinho e outro, para que todos os pedaços fiquem com carne dos dois lados.
2
Transfira a costelinha para uma tigela grande e tempere com o sal e pimenta a gosto.
3
Regue com o azeite e misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços.
4
Preaqueça a air fryer de 3,2 litros a 200 graus Célsius e programe para assar por 30 minutos.
5
Abra o cesto e coloque toda a costelinha — as ripas vão ficar sobrepostas mesmo, não tem problema.
6
Feche a gaveta e deixe assar por 30 minutos.
7
A cada 10 minutos, abra o cesto e vire as costelinhas com uma pinça, colocando as mais douradas para baixo e as menos cozidas para cima, para que todas dourem de maneira uniforme.
8
Após os 30 minutos, dê uma olhada; caso necessário, deixe assar por mais 5 minutos (isso pode variar de acordo com a peça de costelinha escolhida; algumas têm mais gordura e mais carne que outras).
9
Assim que as costelinhas estiverem douradas, sequinhas na superfície e a carne ainda suculenta, estarão prontas. Sirva a seguir.

Comentários