Clima

Previsão indica queda de temperatura após onda de calor em Dourados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estendeu até 19h desta quarta-feira (25) o alerta de onda de calor emitido para Dourados. Iniciado às 13h de sexta-feira (20), esse aviso meteorológico assinalou risco à saúde por causa de temperatura 5ºC acima da média por período de três até cinco dias.

No entanto, o clima pode ter mudança brusca ainda hoje, já que a previsão indica termômetros entre 15ºC e 37ºC e a mínima registrada até agora pelo Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste foi de 23.8ºC às 5h20. 

A possibilidade de queda de temperatura é prevista pelo próprio Inmet, que indica variação de 15ºC a 26ºC na quinta-feira (26). O que mudou foi a previsão de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Agora, é mencionado tempo encoberto com chuvisco. 

Na sexta-feira (27) de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas os termômetros devem variar entre 14ºC e 18ºC, no sábado (28) nublado com chuva de 16ºC a 24ºC e no domingo (29) encoberto com chuvisco de 18ºC a 30ºC. 

Há mais de 70 dias sem chuvas expressivas, desde os 25.4 milímetros registrados em 10 de junho, Dourados enfrenta neste ano o agosto mais seco da história recente, conforme os dados Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. 

Até hoje, o índice médio de umidade relativa do ar está em 48% média. No monitoramento climático feito desde 1979 pela estação agrometeorológica, a média para este mês foi calculada em 61%.

Comentários