Clima

Inmet alerta que pode chover hoje mais do que o acumulado no mês

Aviso meteorológico divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para perigo potencial de tempestade em Dourados pelo menos até o final da manhã desta quarta-feira (24).

Entre os riscos apontados, há o de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo. De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, atualizado pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, a chuva média mensal para este mês é de 139.7 milímetros. 

Contudo, do dia 1º de março até hoje o índice pluviométrico acumulado está em 39.5 milímetros. Ao longo das quatro décadas de monitoramento climático, somente em 2005 houve menos chuva, com 34.8 milímetros. Em 1991 foram 40.3 milímetros. No outro extremo, em 2013 o mês encerrou com 320.6 milímetros. 

De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), hoje Dourados deve ter variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde.

Tempo nublado é a previsão para os próximos dias.

Comentários