Brasil

Volta às aulas tem abraços e pais contentes com retorno da “programação normal”

Funcionária recebe estudante com abraço na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, no bairro Tiradentes. (Foto: Henrique Kawaminami) Funcionária recebe estudante com abraço na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, no bairro Tiradentes. (Foto: Henrique Kawaminami)

Capital

Regressam hoje 109 mil alunos de 99 escolas municipais e 105 Emeis na Capital

As férias são complicadas para muitos pais que trabalham e se desdobram para dar conta das alterações na rotina, tanto que nas volta às aulas da rede municipal, que ocorre hoje (26), muitos relatam alívio em voltar à “programação normal”. Estão retornando 109 mil alunos de 99 escolas municipais e 105 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).

Diferente dos últimos reencontros entre estudantes e professores, marcados pelo período de pandemia de covid-19, este está sendo de muitos abraços. O acolhimento dos profissionais da educação é cheio de entusiasmo.

Na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, no bairro Tiradentes, além dos abraços, o reencontro teve bilhetes de boas-vindas.

No portão, entregando o filha Maria, de 7 anos, que está no 1º ano, aos cuidados dos professores, o pai, o pedreiro Everton Brandão, de 37 anos, não esconde a satisfação em voltar a rotina escolar. “É bom a volta às aulas, porque as crianças ficaram muito tempo sem estudar já nos últimos anos e dá um alívio poder deixá-los na escola”, comentou.

A autônoma Vanessa Colmam, de 32 anos, chegou cedo para deixar o Pedro Henrique, de 5 anos, que está na pré-escola. “Acho bom o retorno, porque consigo ter tranquilidade para trabalhar. Com a volta às aulas, minha rotina já é toda programada e não fica tão corrido”, destaca.

A tranquilidade em deixar os filhos em segurança sem depender de ajuda para cuidar dos pequenos, enquanto trabalham é unânime entre os pais e mães.

A auxiliar de limpeza Camila Polastrini, de 37 anos, mãe da Bruna, de 9 anos, que está no terceiro 3º e do Breno, de 6 anos, no 1º ano, também se sente aliviada.

“Nas férias, eles ficam com minhas filhas mais velhas. Agora, que voltaram às aulas, a rotina volta ao normal. Tenho apenas que buscar na hora do almoço, mas é bem mais tranquilo”, diz.

Conforme o calendário escolar da rede municipal, o terceiro bimestre vai de hoje (26) até 30 de setembro. Já o quarto bimestre será de 3 de outubro a 19 de dezembro. As aulas devem terminar no dia 22 de dezembro.

Comentários