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Vistoria no Aeroporto de Dourados reprova cabeceira da pista

Momento da inspeção no Aeroporto de Dourados - Crédito: Franz Mendes/Divulgação Momento da inspeção no Aeroporto de Dourados - Crédito: Franz Mendes/Divulgação

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Aeroporto Regional de Dourados passou por inspeção realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de homologar os equipamentos de navegação aérea para a ampliação dos serviços no local.

De acordo com o relatório preliminar, a cabeceira 06, predominante e mais utilizada para pousos, foi aprovada sem ressalvas. No entanto, a cabeceira 24 foi reprovada por não atingir o brilho necessário em seu sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão). Para corrigir o problema, será necessária a substituição de um refletor, com posterior nova inspeção focada apenas nesta cabeceira.

A Prefeitura de Dourados e a Infraero, que acompanharam todo o processo, informaram que já estão providenciando a troca do equipamento. Segundo o GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), o relatório será enviado ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) nos próximos dias, dentro do prazo de sete dias estipulado para emissão.

Apesar da reprovação parcial, a Prefeitura destacou que é comum liberar a pista para operações com apenas uma cabeceira em funcionamento. Essas condições são informadas aos pilotos via Notam, não prejudicando as operações já homologadas.

Com a homologação total dos equipamentos, prevista para breve, o aeroporto poderá realizar operações noturnas e receber jatos, ampliando a capacidade e o alcance das atividades. Conforme a prefeitura, desde 26 de setembro de 2024, mais de 500 pousos e decolagens já foram realizados no terminal, que segue operando normalmente.

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