Neste sábado, dia 05 de abril, a maior caravana de extensão do Mato Grosso do Sul, o UEMS na Comunidade, realiza a 22ª edição, na aldeia Porto Lindo, em Japorã. Por meio de uma parceria com o programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, professores e acadêmicos vão levar conhecimento, cultura, lazer e serviços essenciais para milhares de indígenas das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani.
De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Erika Kaneta Ferri, a parceria tem como objetivo promover a inclusão e o fortalecimento da relação entre a universidade e as comunidades indígenas, levando conhecimento, apoio e soluções práticas para as necessidades da população.
“Por meio do UEMS na Comunidade, nossa universidade reafirma o compromisso com as questões sociais e a promoção de ações que envolvem a troca de saberes. É uma oportunidade única de ampliar a formação acadêmica e atuar de forma concreta nas questões sociais e culturais, vivenciando a realidade das comunidades indígenas, bem como conhecendo as necessidades e desafios. Estamos muito felizes em ver nossos estudantes entusiasmados para compartilhar o conhecimento adquirido em sala de aula com a sociedade”, afirmou.
Os professores e acadêmicos da UEMS vão realizar oficinas interativas, com a fabricação de sabonetes artesanais, plantas que produzem alimentos e biodiversidade; ações voltadas para a sustentabilidade, como estratégia de compostagem e produção de mudas nativas; ciência e tecnologia, com jogos didáticos, observação de microrganismos, experimentos com circuitos elétricos e demonstração da produção de etanol; orientação jurídica, por meio do programa “Seus Direitos na Comunidade”; e saúde, com testes rápidos, verificação de pressão arterial e orientações diversas; entre outras.
Por meio do MS em Ação, serão oferecidos ainda serviços essenciais, como emissão de documentos (RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho), consultas médicas e odontológicas, vacinação e até casamentos e divórcios. Os atendimentos serão neste sábado, na Escola Municipal Indígena Mbo’Ehao Tekoha Guarani Polo, localizada na Aldeia Porto Lindo, a partir das 9h.
MS em Ação
O programa MS em Ação é uma iniciativa, promovida pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), em parceria com mais de 40 órgãos públicos e privados. Conforme o secretário executivo da Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, cada ação realizada é um passo importante na luta pela dignidade e direito à cidadania plena das comunidades.
“O objetivo é oferecer serviços essenciais e estreitar a relação da população indígena com os profissionais da segurança pública. Além de promover a cidadania e a inclusão, o programa também trabalha na redução dos indicadores criminais nas comunidades atendidas e nas áreas vizinhas”, pontuou.
A Aldeia Porto Lindo foi demarcada em 1928 e homologada em 1991. Possui 1.647 hectares e tem o Guarani como língua oficial. A subsistência da comunidade vem principalmente da agricultura. A aldeia, que possui aproximadamente seis mil habitantes, conta com escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, além da primeira banda de percussão indígena do Brasil.
Comentários