Brasil

Toque de recolher muda e reunião na sexta pode definir medidas mais enérgicas

Novo decreto com medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus em Dourados foi publicado na edição desta terça-feira (25/5) do Diário Oficial do Município.

A determinação prorroga as ações que já constavam há duas semanas.

O  apurou que uma reunião está agendada para a próxima sexta-feira envolvendo Câmara e setores da sociedade e novas medidas devem ser anunciadas.

Além disso, o toque de recolher foi alterado devido a classificação de risco extremo que o município passa a ser classificado e agora vale entre 20h e 5h, como mostrado mais cedo.

O novo documento, assinado pelo prefeito Alan Guedes (PP) e o procurador-Geral do Município, Paulo Cezar Nunes da Silva, tem validade até dia 29 de maio.

O comércio continua funcionando entre 8h e 18h de segunda a sexta e até as 16h aos sábados. Já os supermercados estão aptos a abrirem todos os dias até as 20h.

Igrejas, cinema e academias permanecem autorizadas a realizarem as ações, desde que respeitada o percentual de público e as medidas de biossegurança estabelecidas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus.

Durante a tarde, foram debatidas algumas possibilidades de restrições, como  a proibição de música ao vivo em estabelecimentos, como bares e restaurantes e também descartar o ponto facultativo no dia 4 de junho, sexta-feira pós feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta. 

Essas medidas devem ser discutidas na sexta.

Proibição

As atividades em bibliotecas, museus, teatros, saunas e espaços kids em estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes e bares estão proibidos, assim como a abertura das praças e parques.

Também segue impedidas a comercialização de bebidas alcoólicas, mesmo que por delivery, após as 20h.

Números

Dados mais recentes divulgados no boletim epidemiológico do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, nesta terça-feira (25/5), a mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense totalizou desde o início da pandemia, 30.786 pessoas infectadas e 482 mortes.

Ainda conforme o mesmo documento, 28.250 douradenses são considerados recuperados da doença, enquanto 1.929 cumprem isolamento domiciliar e 173 estão internados nos hospitais do município.

Desses, 75 ocupam leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com 53 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Segundo a prefeitura, nesta terça-feira, 39 pessoas aguardam na fila de espera por vaga.

Toque de Recolher

O horário estabelecido em toque de recolher é definido pelo Prosseguir, ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitorar as cidades sul-mato-grossense e classifica-las de acordo com o grau de risco de infecção da doença.


Atualmente Dourados encontra-se em bandeira cinza, o mais alto para o contágio, por isso o horário de proibição de funcionamento dos serviços considerados não essenciais é entre 20h e 5h.


Comentários