DOURADOS

Tempestade na madrugada causa queda de árvore e deixa casa destelhada em Dourados

Árvore foi retirada da Rua Cuiabá, em Dourados, nesta manhã - Crédito: Defesa Civil Árvore foi retirada da Rua Cuiabá, em Dourados, nesta manhã - Crédito: Defesa Civil

A forte chuva que caiu em Dourados nas primeiras horas desta segunda-feira (04) causou transtornos e mobilizou equipes da Defesa Civil para atendimentos emergenciais em diferentes pontos da cidade.

Uma árvore caiu na Rua Cuiabá, na Vila Amaral, em frente ao Residencial Wlademiro do Amaral, interditando a via pública.

O Dourados News conversou com a Defesa Civil, que informou que a liberação da rua foi feita com o auxílio de uma pá carregadeira da Secretaria Municipal de Agricultura.

Em seguida, os agentes se deslocaram até o distrito de Panambi, onde uma casa foi destelhada pelos ventos fortes.

Segundo dados da estação meteorológica da Embrapa, nas três primeiras horas da madrugada choveu 45,4 milímetros em Dourados.

O volume foi significativo, considerando que o acumulado do mês, até ontem (03), ainda era zero. A média histórica para agosto é de 53,1 milímetros. Também foram registrados ventos de até 33,1 km/h por volta de 1h33 da manhã, classificados como fortes.

ALERTA DE TEMPESTADE

A cidade segue sob alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com vigência até as 23h59 desta segunda-feira.

O aviso indica possibilidade de chuvas entre 20 e 50 mm, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo, além de riscos pontuais como alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

A orientação da Defesa Civil é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

O uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica também deve ser evitado durante tempestades.

A previsão do tempo para hoje indica céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas tanto no período da tarde quanto à noite. As temperaturas devem variar entre 17°C e 24°C, com umidade do ar entre 50% e 100%.

Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Comentários