Sabor

Sem chutar o balde: no frio, fruta vira sobremesa quentinha e sem culpa

Maçã, banana e pera ganham nova versão para adoçar os dias gelados sem exageros

Frio é o período em que o consumo de frutas cai e nutricionista ensina doces quentes para fazer com elas (Foto: Inteligencia artificial) Frio é o período em que o consumo de frutas cai e nutricionista ensina doces quentes para fazer com elas (Foto: Inteligencia artificial)

Se você ama um docinho, mas tenta não sair da dieta, o frio pode ser uma ótima desculpa para inovar na cozinha e ainda aumentar o consumo de frutas de um jeito gostoso. Em vez de deixá-las de lado nos dias gelados, a dica da nutricionista Giovana Messias é transformar as frutas simples em verdadeiras “comfort foods”, (comidas de conforto) ou seja sobremesas quentinhas e que ajudam a matar aquela vontade de doce, mas sem culpa.

Frutas aquecidas podem ser aliadas da dieta no frio, segundo a nutricionista Giovana Messias. Maçã assada com canela, banana com cacau e pera cozida com especiarias são opções saudáveis que substituem doces industrializados. Apesar de haver pequena perda de vitamina C com o calor, fibras e minerais são preservados. Aveia e castanhas podem enriquecer as receitas.

Quando aquecidas, algumas ficam ainda mais doces e ganham uma textura diferente. A maçã assada com canela é uma das opções. Rica em fibras, principalmente pectina, ela ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino.

Giovana explica que o preparo é simples: basta cortar a maçã ao meio, colocar canela e levar ao forno ou à air fryer por cerca de 15 minutos. Além do sabor, a canela dá um toque especial e possui ação termogênica, além de ajudar no controle da glicemia quando associada a uma alimentação equilibrada. Ainda é possível incrementar e colocar mel para parecer caramelizada.

Outra ideia é a banana com cacau. A fruta fica naturalmente mais doce quando aquecida e pode ser feita no micro-ondas por 1 a 2 minutos ou na frigideira. Depois, é só colocar cacau em pó, finalizar com canela ou algumas castanhas picadas. A banana é fonte de potássio e fornece energia, enquanto o cacau é rico em antioxidantes e pode contribuir para a produção de serotonina, ligada à sensação de bem-estar.

Para quem gosta de um doce com cara de sobremesa especial, a pera cozida com especiarias também entra na lista. Com um pouco de água, canela em pau e cravo-da-índia, ela fica macia e cheia de aroma.

E até o morango pode entrar nessa brincadeira. Aquecido rapidamente na panela com um pouco de canela, ele vira uma caldinha natural deliciosa para acompanhar iogurte natural ou creme de iogurte.

" A alimentação saudável não precisa ser complicada. Pequenas mudanças, como aquecer uma fruta e usar ingredientes simples que você já tem em casa, podem transformar uma sobremesa em uma opção nutritiva, saborosa e muito aconchegante".

Mas será que esquentar a fruta faz com que ela perca nutrientes? Segundo Giovana, existe uma pequena perda de algumas vitaminas mais sensíveis ao calor, como a vitamina C. Porém, fibras, minerais e boa parte dos antioxidantes continuam presentes. Ou seja, na prática, é melhor comer uma fruta aquecida do que deixar de consumir fruta porque está frio.

Para deixar as preparações ainda mais completas, dá para acrescentar aveia, que aumenta a quantidade de fibras e ajuda na saciedade. Castanhas e amendoim também podem aparecer para dar "crocância" e fornecer gorduras boas.

Segundo ela, a ideia é usar o frio como aliado para criar novas formas de comer com ingredientes fáceis e sem complicação. "Dá para ter um docinho quentinho, saboroso e que a nutri aprova".

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Comentários