Brasil

Riedel destaca importância de programa de qualificação e inserção no mercado de trabalho

Pré-candidato ao governo Eduardo Riedel (d), participou do lançamento do Programa Minha Chance - Crédito: Saul Schramm/Divulgação Pré-candidato ao governo Eduardo Riedel (d), participou do lançamento do Programa Minha Chance - Crédito: Saul Schramm/Divulgação

Na noite desta segunda-feira (27), o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou do lançamento do programa Minha Chance, que irá qualificar jovens moradores dois bairros periféricos de Campo Grande e inseri-los no mercado de trabalho. Esta é uma ação do Sistema Fiems junto ao Sebrae. A qualificação e formação de mão de obra qualificada estarão na base da formatação do plano de governo que será apresentado à sociedade no momento oportuno. 

O programa surge como oportunidade de preencher o grande número de vagas disponíveis em Mato Grosso do Sul. Atualmente, cerca de 20 mil postos de trabalho abertos por todo o Estado, no entanto não há mão de obra qualificada que preencha os requisitos pedidos pelas empresas. 

As pessoas que participarem do Minha Chance poderão se qualificar em mais de 200 cursos que serão ofertados gratuitamente em um contêiner que circulará pelos bairros mais populosos da Capital, começando no dia 9 de julho, no Aero Rancho. Cursos de diversas áreas profissionais serão ministrados, como padeiro, eletricista, assistente administrativo, instalador hidráulico, entre muitos outros.

“Esta ação surge num momento muito oportuno para o Estado, há um gargalo grande de vagas de trabalho e na contramão há muitas pessoas procurando emprego, mas não possuem a qualificação necessária para preencher essas vagas. Com qualificação gratuita, as pessoas poderão ser encaminhadas ao mercado de trabalho e ainda conseguir uma boa remuneração, são muitos ganhos”, afirmou Riedel, que prestigiou na plateia o evento, que contou também com a presença da ex-ministra e pré-candidata ao Senado pelo PP, a deputada federal Tereza Cristina.

Após o término dos cursos, em uma parceria com a Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul), os alunos serão encaminhados para as vagas de trabalho disponíveis de acordo com sua área de atuação, podendo se recolocar no mercado com uma devida qualificação. O Minha Chance ainda poderá ser expandido para o interior do Estado, em uma eventual segunda fase.

Utilidade Pública: A primeira edição do “Minha Chance” será realizada no dia 9 de julho, no bairro Aero Rancho. Para estimular a participação popular, uma gincana irá definir quais bairros vão receber a carreta do Senai. Interessados em participar do programa deverão fazer pela internet um cadastro simples, com nome, telefone, CPF e bairro onde mora. O bairro que contar com mais cadastros será contemplado com uma carreta sala de aula.

Comentários