Brasil

Residentes do HU dão suporte aos candidatos Miss e Mister Indígena de Dourados

O concurso Miss e Mister Indígena 2024 aconteceu na Escola Municipal Tengatui Marangatu - Crédito: Divulgação O concurso Miss e Mister Indígena 2024 aconteceu na Escola Municipal Tengatui Marangatu - Crédito: Divulgação

Em 27 de abril, os estudantes da residência em Saúde Indígena do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, participaram do acolhimento dos jovens candidatos ao Miss e Mister Indígena de Dourados (MS).

Eles foram convidados pelas lideranças do território para realizar esse  trabalho e a equipe de atendimento  foi composta por dois enfermeiros e duas psicólogas da residência onde realizaram uma roda de conversa com orientações sobre as angústias que acompanham quem participa de uma competição.

A residente Nina Reckziegel explica que a ideia é continuar esse trabalho no pós-evento: “a gente pretende que nossa participação ocorra nos próximos eventos pois percebemos que existe uma grande demanda, para que os participantes possam falar de todo o processo de seleção, desde o início até depois”.

Mas o intuito é que outros encontros acontecem no decorrer do ano, de forma alinhada com os psicólogos e as equipes de saúde do território de onde esses jovens são. São participantes de mais de uma aldeia, de mais de um território e de mais de uma etnia por isso é muito importante desenvolver esse trabalho em rede.

O concurso Miss e Mister Indígena 2024 aconteceu na Escola Municipal Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru. Os jovens Guarani Kaiowá Ana Carolina Ramires e Symo Machado Duarte foram os eleitos.

Comentários