A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza entre esta terça-feira (2) e sexta (5) as atividades do Programa de Inclusão do Calouro, o chamado Proinca, com foco na recepção de calouros de 2024. As atividades serão simultâneas, a partir da abertura do evento nas unidades de Dourados (dia 2) e de Campo Grande (dia 3) e demais unidades universitárias.
O programa tem a intenção de informar e orientar os estudantes que ingressam na vida acadêmica. De acordo com o pró-reitor da Proafe, Diógenes Cariaga, "para este ano a sugestão é que trabalhemos a construção de uma universidade mais inclusiva e plural sob o título de 'UEMS: mais inclusão e diversidade', que se expresse em uma programação mais plural dividida em palestra, oficinas, minicursos, rodas de conversas, performances artísticas e culturais promovidas por coletivos estudantis, docentes, grupos e centros de pesquisa no período de realização do Proinca".
A conferência de abertura terá como tema 'UEMS: mais inclusão e diversidade' e será conduzida por Geni Nuñez, escritora, psicóloga, mestre e doutora pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A conferencista é autora do livro 'Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar'. A ação terá transmissão simultânea pelo canal da Proafe, no YouTube.
A ação universitária de recebimento e acolhimento de calouros e calouras em um novo ano letivo é de extrema importância, pois proporciona a integração e ambientação dos novos estudantes na comunidade acadêmica.
Esse evento é uma oportunidade para transmitir informações essenciais sobre a universidade, como estrutura física, serviços oferecidos, normas e regulamentos, além de estabelecer vínculos com os veteranos e a equipe acadêmica.
Importância do Acolhimento
Ao potencializar a sensação de pertencimento dos discentes na universidade, a ação de recebimento e acolhimento contribui para a construção de uma relação mais próxima e colaborativa entre estudantes, professores e funcionários.
Isso estimula a participação ativa dos calouros e calouras em atividades acadêmicas, culturais e esportivas, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento à instituição.
Além disso, ações de acolhimento bem planejadas e executadas podem impactar positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes, reduzindo a evasão e promovendo a permanência e o sucesso na universidade.
Através de informações claras, suporte emocional e orientação adequada, os calouros se sentem mais confiantes e motivados a enfrentar os desafios do ambiente acadêmico.
Portanto, investir em ações de recebimento e acolhimento dos calouros e calouras é fundamental para promover um ambiente universitário acolhedor, inclusivo e estimulante, onde todos os estudantes se sintam parte de uma comunidade educacional comprometida com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
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