A professora Zélia Nolasco Freire morreu na manhã desta quinta-feira (16/1), em Campo Grande, aos 56 anos.
Ela era casada com o atual secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e ex-presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Antônio Freire, e enfrentava problemas de saúde em decorrência de um câncer.
Zélia era professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde fevereiro de 2000 e ministrava aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional (ProfLetras) - em Dourados e também na capital.
Em nota, a Universidade expressou as condolências aos familiares e amigos.
Além de lecionar, também atuou na política. Nas eleições de 2016, Zélia se candidatou como vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB). Na ocasião, a dobradinha terminou na terceira colocação com 20.708 votos, atrás da prefeita eleita na época, Délia Razuk, e do deputado federal Geraldo Resende, que acabou em segundo lugar.
Já em 2018 tentou uma vaga na Câmara Federal, mas obteve apenas 2.930 votos.
Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.
Biografia
Zélia Nolasco Freire nasceu em Dourados, no dia 03 de março de 1968. É casada com Antonio Freire e tem dois filhos.
Tem como títulos doutora e mestre em Letras pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), e bacharel em Direito pela Unigran.
Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2000. Ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras.
Publicou alguns livros: Lima Barreto: Imagem e Linguagem, São Paulo: Annablume, 2005, Lima Barreto e a Literatura Comparada, ensaios. Paco Ed. 2011; A Concepção de Arte em Lima Barreto e Leon Tolstói: divergências e convergências. Campo Grande: Ed. Life, 2016. Exerceu a função de Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Letras, de 2010 a 2012, foi membro do Conselho Universitário da UEMS (COUNI) de 2010 a 2017, membro do Comitê de Pesquisa da UEMS, Área de Concentração Letras, Linguística e Artes; presidente da Comissão Docente Estruturante (CDE) do Curso de Letras/Espanhol por duas vezes e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Mato Grosso do Sul (Aduems).
Comentários