Brasil

Paulo Duarte toma posse para o quarto mandato na Assembleia

Deputado Paulo Duarte durante cerimônia de posse na Assembleia - Crédito: Luciana Nassar/ALMS Deputado Paulo Duarte durante cerimônia de posse na Assembleia - Crédito: Luciana Nassar/ALMS

A emoção tomou conta do Plenário Júlio Maia durante a solenidade de posse de Paulo Duarte (PSB) em seu quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O parlamentar foi eleito com 16.663 votos em 2022, e agora foi empossado em decorrência de vaga aberta. O deputado Gerson Claro (PP), presidente da ALEMS, iniciou a posse lendo o termo de convocação. “Convocado por determinação na Justiça Eleitoral e já tendo apresentado os documentos exigidos, o senhor Paulo Duarte encontra-se apto a tomar posse. Designo então uma comissão composta pelos deputados Pedro Kemp [PT], Renato Câmara [MDB] e Paulo Corrêa [PSDB], para acompanhar o senhor Paulo Duarte até o plenário”, presidente.

Após o enunciado do compromisso pelo deputado empossado, na tribuna, o deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), leu o termo de posse. “Em 5 de março, em sessão ordinária presidida pelo senhor deputado Gerson Claro, atendendo a convocação da presidência, feito nos termos do disposto no artigo 78 do Regimento Interno, o senhor Paulo Roberto Duarte compareceu para tomar posse como deputado estadual em vaga aberta. Apresentou o diploma de deputado estadual que lhe foi outorgado em consequência do resultado das eleições de 2022, e a declaração dos bens. O presidente o declarou empossado após a leitura do termo do compromisso, que adotará o nome político de Paulo Duarte”, explicou.

Integrante agora da 12ª Legislatura, o parlamentar corumbaense ressaltou o reconhecimento em seu discurso. “Estou agradecendo por estar aqui com saúde e vendo aqui neste momento quatro ex-governadores. Gratidão é algo que não significa ser subserviente a alguém, só estou aqui porque o senhor [Zeca] teve a coragem de me dar a oportunidade de ser secretário de fazenda. Com o deputado e ex-governador Zeca, eu aprendi muito a conviver e respeitar as diferenças. O que me traz aqui é que essa trajetória tem muita gente, e estou aqui e quero aproveitar esse momento. Prometo honrar os 16.663 que me trouxeram a esta Casa de Leis”, declarou Paulo Duarte.

Paulo Duarte ainda destacou a importância da saúde e aprendizado contínuo na política. “Nada é mais importante que saúde na vida, sou muito grato porque quando tomei posse no terceiro mandato, eu estava com câncer, e consegui vencer. Pessoas deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Aqui é um lugar para respeitar as diferenças, reaprender os caminhos e respeitar as diferenças. Estou chegando agora, ‘pato novo não mergulha fundo’, estarei aprendendo com todos. Sou servidor público de carreira, fisco em 1985, e percebo que a história que o Estado vive hoje aqui é de espaço de reivindicação, o tema é sensível ao Governo do Estado e à Assembleia. Muito obrigado por vocês terem vindo aqui hoje”, disse o deputado empossado, se referindo aos aposentados no plenário.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou o simbolismo e festividade da cerimônia. “Ouvi atentamente a sua fala e discurso e, muito além da emoção que o senhor está sentindo, todo esse processo é natural e forte da democracia. Paulo Duarte traz ao assumir aqui uma grande contribuição para esta Casa e para o debate. Acompanhei e conheço sua história, por mais que tenhamos divergência o que ele coloca é a mais pura verdade, não podemos perder a capacidade do bom debate, com a profundidade dos temas que cada um merece. Que você siga em frente com esse espírito que sempre te moveu pensando na nossa capacidade de entregar para as pessoas aquilo que elas esperam da gente. Que esta Casa continue dando toda a contribuição e debate que o povo precisa”, declarou.

O presidente Gerson Claro destacou que a pauta responsável e debate de qualidade é o lema da Casa de Leis. “Esta Casa de Leis tem se pautado pelo respeito às diferenças, tratando com responsabilidade os temas que interessam ao Brasil e Mato Grosso do Sul, e desta Casa de Leis não irá faltar empenho para que os debates sejam qualificados e os debates façam o povo sul-mato-grossense ter ainda mais motivos para amar esse Estado”, concluiu.  

Entre as autoridades presentes estavam o desembargador Marcos Brito, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, os ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB), André Puccinelli (MDB), Ricardo Ayache, presidente da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, a procuradora do Estado Doriane Gomes Chamorro e a secretária-adjunta de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Ana Carolina Nardes.

Comentários