Foi publicada no Diário Oficial de Dourados nesta terça-feira (14) a Lei nº 5.320, que altera a nomenclatura do Parque dos Ipês, um dos principais espaços esportivos e culturais da cidade. A partir de agora, o local passa a se chamar Parque dos Ipês Arquiteto Ernani Feil Borges, em homenagem a um dos mais relevantes nomes da arquitetura e urbanismo em Dourados.
A homenagem reconhece a contribuição de Ernani Feil Borges na construção da paisagem urbana do município. Natural de Soledade (RS) e formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Ernani chegou ao Mato Grosso do Sul em 1977, ano da divisão/criação do estado, atraído pelas possibilidades de atuar em uma região em desenvolvimento.
Seu legado inclui a concepção e execução de diversos empreendimentos, como o paisagismo do Parque dos Ipês e da Praça Paraguaia, a estação rodoviária e a sede da Prefeitura Municipal.
Ele também assinou mais de 500 projetos de residências, consultórios, estabelecimentos comerciais, loteamentos como o Parque Alvorada e Altos da Paineira, e clubes como o Samambaia e o Indaiá.
Ernani participou da elaboração do primeiro Plano Diretor de Dourados, em parceria com a equipe do arquiteto Jaime Lerner, e foi o primeiro presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Dourados, o PLANEJE, que mais tarde se transformou no IPLAN.
Além de atuar como arquiteto, Ernani foi professor e um dos fundadores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran. Com mais de 40 anos de atuação no Mato Grosso do Sul, também foi um dos idealizadores da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados (AEAD).
O arquiteto também teve participação em grandes projetos fora de Dourados, como a colaboração no Comitê da Copa do Mundo de 2010, sediada no Brasil, onde contribuiu com sua experiência em planejamento urbano e infraestrutura na capital gaúcha Porto Alegre (RS).
Ernani Feil Borges faleceu em junho de 2024, aos 70 anos, em Campo Grande, devido a complicações de uma síndrome renal aguda.
Comentários