A administração da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vem a público esclarecer a situação que desde sábado (28/10) acomete os sistemas de tecnologia da informação (TI) da instituição e tem ocasionado prejuízos ao andamento das atividades administrativas e acadêmicas.
Em função das constantes oscilações na rede de energia elétrica registradas na madrugada do dia 28/10, houve a avaria de equipamentos armazenados na sala do datacenter da UFGD. Cabe mencionar que datacenter é a estrutura física que centraliza os equipamentos utilizados no processamento e na conservação dos dados e é empregada para processar de maneira adequada grande quantidade de informações, ininterrupta e confiavelmente, justamente para que a organização que usufrui desse sistema não tenha desvios ou queda na operacionalidade de seus serviços.
No entanto, alguns equipamentos que compõem a estrutura não resistiram às frequentes quedas de energia e os softwares e os serviços hospedados nos servidores ficaram indisponíveis. Desde sábado, portanto, a maioria dos sistemas internos estão inoperantes. Internet, rede de dados e os serviços disponíveis nas plataformas do Google Workspace e do Office 365 não foram afetados.
Serviços como os e-mails institucionais, a interface do Portal UFGD e sistemas, como o SIPAC e o SIGECAD, estão retornando ao seu funcionamento gradativamente. A Coordenadoria de Desenvolvimento de TI (COIN), desde sábado, trabalha sem pausas para restabelecer o que é possível até que sejam adquiridos novos equipamentos em substituição aos avariados e seja contratada uma empresa especializada para a manutenção dos componentes da sala do datacenter. Todo esse processo já está em andamento e a previsão é de que em até 15 dias os contratos estejam firmados.
A prioridade nesse momento é a volta total do Galileu – servidor de arquivos –, do SIPAC e do Boletim de Serviços. O Portal, por enquanto, funciona apenas em sua interface – imagens, arquivos e algumas páginas ainda não estão disponíveis, pois será necessário restabelecer seu banco de dados. Para o Sistema de Gestão do Portal, no entanto, ainda não há previsão de retorno.
É importante explicar que alguns serviços são compostos de várias partes integradas em uma mesma interface, como é o caso do Portal e do SIPAC, por exemplo. Eles possuem uma “cara”, mas dependem de bancos de dados para receberem informações e conteúdos e servidores de arquivos para receberem arquivos de mídia – PDF, imagens, entre outros.
A orientação a todas e a todos que fazem uso dos diversos sistemas da UFGD é de que tentem, ao máximo, solucionar pendências via e-mail e presencialmente, quando possível. Prazos e datas que tenham sido prejudicados serão devidamente remanejados pelas unidades administrativas e acadêmicas responsáveis assim que a situação estiver contornada.
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