A Justiça Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral de Dourados expediu dois mandados de busca e apreensão como parte de uma operação visando combater fraudes na emissão de título eleitoral. Denominada Voto Legal, a ação foi desencadeada pela Polícia Federal nesta terça-feira (5/9).
As investigações, segundo a PF, partiram da constatação pela Justiça Eleitoral de títulos eleitorais duplicados obtidos com indício de fraude.
“Com o aprofundamento das investigações ficou evidenciada a utilização de documentos falsos na emissão dos documentos eleitorais, delito previsto no Código Eleitoral”, relata a Polícia Federal em nota.
Conforme o órgão, os principais crimes investigados relativos à presente operação é de inscrever-se fraudulentamente, com pena de até cinco de reclusão, e falsificação e uso de documentos públicos, estes previstos no Código Penal, com penas de reclusão de dois a seis anos de prisão.
Somadas as penas desses crimes chegam a mais de dez anos de prisão. As investigações prosseguem.
A Polícia Federal não informou os bairros onde foram cumpridos os mandados.
Em Dourados, são duas zonas eleitorais, a 43ª e a 18ª. A primeira, segundo dados apresentados nas eleições do ano passado, abrange no município 35 locais de votação, com 247 seções e 75.892 eleitores, enquanto a segunda possui 45 locais de votação, 311 seções e 93.180 pessoas aptas a votar.
Comentários