Brasil

Núcleo do conhecimento traz qualificação para profissionais do setor

Núcleo do conhecimento traz qualificação para profissionais do setor - Crédito: Pedro França/Pedro França-Mtur Núcleo do conhecimento traz qualificação para profissionais do setor - Crédito: Pedro França/Pedro França-Mtur

s rodas de conversa da  7ª edição do Salão Nacional do Turismo seguem a todo vapor. Na mesa redonda sobre Qualificação Profissional, vários palestrantes trouxeram os projetos e programas que suas instituições realizam para oferecer a melhor qualificação a quem trabalha no setor. O espaço do Salão é dividido em cinco eixos de grandes segmentos da atividade turística no país. Além das atrações culturais, o Núcleo do Conhecimento promove reuniões e oficinas diárias.

Os visitantes também poderão acompanhar as mesas redondas de Turismo de Natureza, Turismo Rural, Novas Tendências (que abrangem Afroturismo e Etnoturismo) e Turismo Cultural.

Veja os temas abordados na mesa redonda “Qualificação Profissional e Programa Vai Turismo: rumo ao futuro”.

Ações e qualificação profissional do Ministério do Turismo (MTur)

A diretora de Qualidade do Turismo do MTur, Renata Sanches, explicou um pouco sobre as ações do ministério para oferecer qualificação profissional no setor de turismo. Renata explica que existem três documentos estratégicos que norteiam o trabalho do ministério: a Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT), o Plano Nacional de Turismo (PNT) e o Plano Plurianual Participativo (PPA).

O MTur oferta cursos de qualificação no turismo proporcionando o aprimoramento profissional na área, destinados aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e demais pessoas que desejam integrar no setor.

Por meio da qualificação no turismo, o ministério busca a geração de empregos, a contribuição para a redução das desigualdades sociais e econômicas regionais, a promoção da inclusão social pelo crescimento da oferta de trabalho e a melhor distribuição de renda.

“A gente não faz política pública sozinho. Qualificação é um produto de longo prazo, envolve muitas parcerias e muita gente o tempo todo”, afirma Renata, ao explicar que a geração de renda é o objetivo principal do programa.

Ações educacionais do Senac na qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais do turismo

Nesta palestra foi apresentado a atuação do Senac na qualificação profissional para o turismo, trazidos por Kelly Teixeira. “A gente entende que a qualificação profissional é o caminho real para promover a melhora dos serviços turísticos brasileiros”, afirmou.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais do trabalho que o Senac oferece, como os cursos presenciais e à distância, a grande atuação no setor de turismo e gastronomia com os hotéis escolas, restaurantes e lanchonetes escola e as carretas-escolas, espalhados por todo o Brasil. Segundo Kelly, o Senac possui “uma rede EAD, que possui mais de 200 mil matrículas. Entre essas matriculas, mais de 10 mil estão no segmento de gastronomia, hospedagem, turismo e evento”.

Turismo Social

Na sequência, foi a vez de um novo olhar para o turismo ser apresentado aos participantes com o Turismo Social. Durante alguns minutos, o palestrante Luiz Antônio Silva trouxe um pouco do conceito e de como funciona esse tipo de turismo protagonizado pelo Sesc. “O grande foco da nossa equipe hoje é trazer novos olhares para as experiências turísticas. Trazemos a capacitação de roteiros inovadores que trazem ao turista, além da vivência, os debates e a experimentação”, complementa Luiz.

O diferencial do turismo social está no sentindo educativo, na inclusão e na qualidade dos serviços. Para oferecer a boa qualidade, o Sesc promove ações de qualificação, como os cursos de Turismo Social para Guias de Turismo e oficinas de Roteiros Inovadores, que proporcionam a vivência, reflexão, debates e experimentação.

Programa Vai Turismo: Rumo ao Futuro

O projeto é um movimento nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que tem o objetivo de impulsionar o setor de turismo no país. O Vai Turismo visa contribuir com propostas que impulsionem o setor de turismo, principalmente após a pandemia.

O palestrante Cássio Garkalns destacou que a iniciativa é inovadora e detalhou como o programa oferece um diagnóstico sobre o setor turístico em todas as regiões do país. “É um movimento inovador que tenta ter uma visão completa de capacidade de idealização e de fazer uma mobilização nacional. Ao mesmo tempo, traz ao debate as principais partes interessadas relacionadas ao turismo em todo território nacional.”, disse.

Através do site www.vaiturismo.com.br o interessado poderá acompanhar todas as iniciativas do projeto, que incluem desde pesquisas e diagnósticos até propostas e recomendações de políticas públicas de turismo em cada estado.

Ainda foi destacado o trabalho do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do CNC, o Cetur. A especialista técnica do Cetur, Ana Paula Siqueira, destacou que o intuito é “promover o debate entra as principais entidades que representam a cadeia produtiva de turismo para identificar demandas e buscar soluções”.

SALÃO - Retomado após um hiato de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 30 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras. 

Comentários