MATO GROSSO DO SUL

"Ninguém coloca recursos onde não há segurança", diz Riedel em cerimônia do DOF

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News

Em cerimônia para celebrar os 38 anos de fundação, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizou na manhã desta quarta-feira (20/8) a entrega da Medalha Águia da Fronteira para personalidades que prestaram serviços relevantes à segurança pública. 

O evento ocorreu na sede do Departamento, no Jardim Guaicurus, região Sul de Dourados.

Presente na ocasião, o governador Eduardo Riedel (PP) falou sobre a importância da segurança jurídica e pública existente hoje em Mato Grosso do Sul, que vem auxiliando de forma direta os investimentos feitos pelo setor privado dentro do Estado. 

“A gente vê a todo momento e recebemos relatórios [de segurança pública], discutindo situações. Vocês [policiais] estão na ponta do dia a dia, enfrentando isso. E nós temos que ter essa mesma capacidade de integração, para combater o crime organizado. Estou chegando de uma viagem para fora do país, pouco mais de uma semana, trazendo investimentos para o nosso Estado (...) e, se tem investimento, é porque tem ambiente institucional para isso e uma das situações que contam para o ambiente institucional é a segurança pública. Ninguém coloca recurso onde não há ordem, onde não há segurança jurídica. E podem questionar, discutir, apontar o dedo, da maneira, muitas vezes, como os enfrentamentos têm que ser, mas nós não abriremos mão, aqui no Mato Grosso do Sul, de manter a ordem e a justiça”, disse.

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, relatou os investimentos feitos pelo Governo para manter as ações de combate ao crime organizado. 

“A segurança pública nessa fronteira recebeu um reforço agora com a lotação de novos policiais militares. Antes já havia tido também um reforço com a lotação de bombeiros, e agora o governador anunciou o concurso para a Polícia Civil. Nós teremos mais 400 policiais civis, 300 deles serão investigadores e 100 escrivães. Todos estarão atuando de uma forma muito integrada na linha e na faixa de fronteira, que tem uma grande extensão de estradas. Essa malha viária tem sido utilizada pelo crime para chegar nos estados vizinhos e nos grandes centros consumidores. Então, o reforço, ele é investimentos em viaturas, de armas, de munição de custeio, de custeio com combustível, com horas de voo e também agora com aumento de efetivos”, relatou ao Dourados News

Medalha

A Medalha Águia da Fronteira criada em 2002 é uma honraria que homenageia personalidades civis e militares que contribuíram significativamente para a segurança pública na região fronteiriça. 

Ela é considerada a mais alta comenda concedida pelo Departamento de Operações de Fronteira. 

“A celebração do aniversário do DOF não apenas relembra sua história e conquistas, mas também reforça seu papel crucial na segurança pública, especialmente em uma região estratégica para o combate aos crimes transfronteiriços em Mato Grosso do Sul”, afirma o comando da instituição.

Comentários