Amantes do universo geek e fãs de jogos eletrônicos tem encontro marcado em Dourados onde a história do videogame ganhou um espaço especial. Pela primeira vez na cidade, o Museu do Videogame Itinerante, uma das maiores exposições do país que resgata a história dos videogames, tem atraído a atenção de todos e segue até o dia 10 de abril no shopping.
Promovido pelo Sistema Fecome?rcio e o Sesc-MS, a atração é totalmente gratuita e tem reunido desde expert em jogos eletrônicos até aqueles que apenas usam algum jogo de celular para se distrair, não apenas para jogar, mas para conhecer os aparelhos que acompanham gerações.
Afinal, quando o assunto é videogame todo mundo tem seu jogo favorito ou uma boa recordação da época da infância.
Mais que atrair os fãs dos jogos, a exposição também possibilita a interação entre pessoas de diferentes idades. O motorista Rafael Andrade, 38, levou a filha Paola, de 6 anos, para conhecer os videogames e aproveitou para jogar uma partida com a pequena.
“É muito legal ver tudo isso aqui, muitas coisas da minha infância que posso apresentar para ela. A maioria desses aparelhos são mais velhos que eu e hoje nós dois podemos conhecer e jogar juntos”, afirmou.
Com o olhar atento na tela, a menina diz que não é muito fã de jogos, mas que entre ela e o pai, é ela quem vai ganhar a partida.
A exposição apresenta ao público 350 consoles de todas as gerações; dezenas de consoles antigos e atuais para jogar; palco movimento; simuladores de corridas; torneios de jogos antigos e atuais; controles gigantes; concurso de cosplay; realidade virtual; áreas PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, entre outros.
E se essa variedade desperta a curiosidade de quem visita a exposição, também promove a competição saudável entre todos.
O casal Rodrigo Ornela, 29, e Andreia Marques, 31, saíram de um curso direto para a exposição e aproveitaram para decidir na “melhor de três”, quem manda bem no videogame.
“A gente veio para conhecer e agora já estamos empatados na competição. Já estamos até combinando de comprar um PS 5 para jogar em casa”, disse o rapaz.
“É muito interessante poder acompanhar essa evolução dos jogos e resgatar memórias da nossa infância. Eu joguei muito o Super Nintendo e poder o ver exposto, relembrar aquela época, é muito bom”, afirma Andreia.
Com participação aberta a todo o público e de forma gratuita, o evento segue até o dia 10 de abril, de segunda à sábado das 15h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h, no shopping.
Além da exposição e dos jogos disponíveis para a interação, diariamente o Museu do Videogame Itinerante tem competição de jogos de dança, com direito a premiação, e concurso de cosplay (quando pessoas se vestem dos seus personagens favoritos de desenho ou jogos de videogame).
Comentários