A indignação de uma sociedade farta de assassinatos e impunidade, manifestou-se na última terça-feira, dia 24 de maio, com uma presença massiva de pessoas que participaram da Marcha pela Paz, organizada por cidadãos autoconvocados. A mobilização foi para exigir das autoridades uma maior presença do Estado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguai que faz fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul) e o esclarecimento de inúmeros assassinatos não solucionados ocorridos ultimamente na região, inclusive o do prefeito municipal José Carlos Acevedo.
A marcha teve seu ponto de partida na esplanada do Paço Municipal, chegando ao Templo Paroquial do Perpétuo Socorro.
Autoridades e um grande número de pessoas tomaram as ruas esta terça-feira, maioritariamente vestidos com t-shirts brancas ou pretas, carregando balões, velas, fotografias e faixas, para exigir segurança, justiça e paz ao Governo.
O Governador de Amambay Ronald Acevedo, acompanhado da querida mãe Teófila Quevedo de Acevedo, carinhosamente conhecida como "Dona Tota", e de seu sobrinho, o deputado nacional Juan Manuel Ayala Acevedo, outros parentes e amigos, conduziram a marcha cidadã exortar os responsáveis pela investigação dos factos e também aqueles que têm de fazer cumprir as leis, a fazê-lo de forma responsável e eficaz.
Comentários