O ano de 2024 foi marcado por uma série de iniciativas da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para combater o uso crescente de cigarros eletrônicos no estado, especialmente entre os jovens. Dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 14,9% dos jovens de 18 a 24 anos em Mato Grosso do Sul utilizam esses dispositivos que contêm substâncias prejudiciais como nicotina, metais pesados e compostos cancerígenos.
Em resposta, a SES, por meio da coordenadoria de Vigilância Sanitária, da gerência de Prevenção e Controle do Tabagismo e gerência de Atenção à Saúde do Adolescente, em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e outras entidades, intensificou ações de fiscalização, educação preventiva e promoção de saúde. Entre os destaques, estão a apreensão de mais de 2.600 cigarros eletrônicos e 700 essências em operações realizadas em cidades como Campo Grande e Três Lagoas, além da implementação do “Protocolo de 5 Passos” para o enfrentamento da comercialização desses dispositivos.
No campo educacional, foram iniciadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino campanhas integradas ao PSE (Programa Saúde na Escola) que incluiu palestras, atividades de conscientização e fortalecimento da parceria entre famílias, escolas e serviços de saúde. As iniciativas visaram não apenas informar sobre os malefícios do cigarro eletrônico, mas também criar ambientes escolares mais saudáveis, com restrições ao uso desses dispositivos.
Comentários