A venda está disponível nas farmácias da Capital desde março deste ano
A enquete de quarta-feira (13) do Campo Grande News perguntou se você já fez autoteste contra a covid-19. Enquanto 68% dos leitores responderam que não, apenas 32% responderam que sim.
Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), o resultado das testagens realizadas através do autoteste só são contabilizados e inseridos no sistema de saúde, se o indivíduo que testar positivo procurar uma unidade de saúde. Caso o autoteste seja realizado nas próprias farmácias onde são comercializados, eles são obrigatoriamente registrados nos sistemas de saúde, independente do resultado.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), não há controle sobre a realização de autotestes, pois eles são considerados apenas uma triagem, e não contam como diagnóstico para a doença. A secretaria ainda ressalta que, conforme a recomendação dos fabricantes, quem testar positivo deve procurar uma unidade de saúde e passar por atendimento.
A comercialização de autotestes para detectar a covid-19 só é permitida em locais autorizados a comercializar produtos de saúde e que possuam licença sanitária para atuar, como, por exemplo, farmácias. A venda está disponível na Capital desde março de 2022.
Comentários