O prazo para inscrição de trabalhos no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), termina nesta segunda-feira, dia 17 de outubro.
O prazo para a pré-avaliação dos resumos, de responsabilidade das equipe locais dos campi, encerra dia 24 de outubro.
O evento ocorrerá em 24 e 25 de novembro, em Campo Grande. O Seminário é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), com apoio nas unidades da instituição.
Submissões – Devem ser feitas por meio do formulário eletrônico. O participante deve incluir o resumo expandido, conforme modelo disponibilizado no edital de abertura. O acadêmico pode também enviar o link do vídeo no YouTube, contendo a apresentação da sua produção científica e/ou tecnológica desenvolvida, com no máximo 10 minutos de duração.
A participação é obrigatória para bolsistas envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio do edital nº 030/2021 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.
É facultativa a participação dos discentes voluntários participantes dos programas de iniciação científica e tecnológica, além dos demais acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Todos os trabalhos submetidos precisam ser individuais.
Os orientadores dos estudantes devem confirmar a participação dos mesmos no evento por meio de planilha disponibilizada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus.
Seminário – Realizado anualmente, o evento tem o objetivo avaliar e acompanhar os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic, Pibic-Af e Pibiti), destinados aos estudantes de nível superior, apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Instituto Federal.
Também busca valorizar as atividades de pesquisa, desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa, além de divulgar, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos orientadores e discentes, promovendo o intercâmbio de conhecimento.
Edição 2022 – Os trabalhos apresentados durante o Semict serão avaliados considerando a elaboração do banner pelo participante, cujos modelos também estão disponíveis na Central de Seleção, bem como as informações contidas no resumo expandido.
Feita por avaliadores internos e externos, a análise dos trabalhos levará em conta itens como estrutura visual, organização e qualidade técnica; relevância social, cultural e/ou política do trabalho; relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico; e domínio do conteúdo, clareza na exposição presencial.
Além da apresentação de trabalhos científicos, integram ainda a programação do Seminário palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do Instituto Federal.
O evento integra oficialmente a programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, que é realizada em outubro.
O contato com a Comissão Organizadora do evento poderá ser realizado pelo e-mail [email protected] ou por meio do representante de cada campus.
Comentários