Brasil

Inmet renova alertas de perigo de tempestade para Dourados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou dois alertas de perigo de tempestade para Dourados. Ambos têm início no fim da manhã desta quinta-feira (3) e seguem ativos por pelo menos 24 horas. 

Dos dois avisos meteorológicos, o mais severo, de perigo, incide sobre municípios da região sul de Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo e quase todo Paraná, além de Santa Catarina. 

Nesse caso, são apontados riscos potenciais de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo, bem como possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já o alerta de perigo potencial, mais brando, se estende por quase todo o território sul-mato-grossense até São Paulo e indica a possibilidade de chover de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo, porém com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. 

Na terça-feira (1), quando outro alerta de perigo de tempestade estava vigente para Dourados e região, o município registrou 67.4 milímetros de chuva e rajadas de vento de 39 quilômetros por hora às 16h44. O saldo foi mais de 100 árvores caídas, pelo menos 15 casas alagadas e ruas obstruídas, além de interrupção do fornecimento de energia elétrica para algumas regiões da cidade, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil.

Comentários