O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Dourados e municípios do conesul e faixa de fronteira em alerta classificado com grau de severidade ‘perigo’ para tempestade entre a manhã de hoje (4/9) até às 10h de terça-feira (5/9). O município ainda se recupera de estragos causados por um temporal no dia 30 de agosto.
De acordo com o aviso, existe a possibilidade de chuvas que podem chegar a 60 milímetros por hora e ventos de até 100km/h, com risco de queda de granizo, árvores, estragos em plantações e alagamentos.
As recomendações, caso o fenômeno climático seja confirmado, são de evitar abrigo sob árvores, por conta das possibilidades de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Em caso de urgência, os contatos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são 199 e 193, respectivamente.
Temporal
Dourados foi atingido por um forte temporal na noite do dia 30 de agosto, causando destelhamento de várias casas, quedas de árvores e desmoronamentos de muros e paredes de residências.
A região Sul foi a mais atingida, principalmente nos bairros Greenville e Dioclécio Artuzi.
Para auxiliar nas ações de atendimento às vítimas, o município decretou situação de emergência por 180 dias e solicitou auxílio do Governo do Estado.
Desde a quinta-feira, uma força tarefa vem sendo realizada na cidade para ajudar na reconstrução de casas e atendimento de pessoas desabrigadas. O ponto de apoio fica na Escola Estadual Moacir Djalma Barros, no Dioclécio Artuzi.
Doações também podem ser feitas na sede da GMD (Guarda Municipal de Dourados), anexo ao Parque Arnulpho Fioravanti, atrás do Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares.
Comentários