Fato Confirmado

Fogos de Artifício em Itaporã: Fato confirmado, não uma Fake News

No dia 1º de janeiro de 2025, no exato horário da cerimônia de posse dos novos prefeitos e vereadores de Itaporã, fogos de artifício foram disparados em algum ponto da cidade, gerando incômodo e desconforto para diversos moradores. Embora os disparos não tenham ocorrido no local do evento, a proximidade com o horário da cerimônia foi suficiente para causar preocupação.

A intensa queima de fogos, que durou mais de 5 minutos, provocou sérios transtornos à população, especialmente a crianças, idosos, pessoas com autismo e animais, que sofreram com os impactos do barulho excessivo. No município, há uma legislação que regulamenta o uso de fogos de artifício, visando a proteção da saúde e bem-estar dos cidadãos, especialmente daqueles em situações de maior vulnerabilidade.

Até o momento, os responsáveis pelo incidente ainda não foram identificados. No entanto, é evidente que houve o descumprimento das normas estabelecidas. Vale destacar que não se trata de uma Fake News, mas de um fato amplamente presenciado pela população, que relatou o ocorrido.

Diante do ocorrido, autoridades locais devem apurar as circunstâncias e responsabilizar quem de fato infringiu a legislação.

Assessoria do Prefeito Tiago Carbonaro emitiu uma nota que esclarece sobre queima de fogos durante horario da cerimônia de posse, segue abaixo na Íntegra: 

Tiago Carbonaro, Prefeito do Município de Itaporã, vem esclarecer que a queima de fogos mencionada na matéria foi um ato isolado realizado por terceiros, eventualmente apoiadores, sem qualquer autorização ou relação com a sua pessoa ou com a administração municipal. Ressalto que tal ato ocorreu durante a cerimônia oficial de posse, precisamente no momento do discurso de determinado vereador, fora do controle do evento formal promovido pela Câmara Municipal.

Reitero o respeito e a relevância da legislação que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido, uma medida fundamental para proteger o bem-estar de pessoas autistas, idosos e animais, garantindo um ambiente mais inclusivo e harmonioso para todos.

Lamento os transtornos que possam ter sido causados e reafirmo que a administração municipal está comprometida em promover a observância das leis e a proteção da comunidade, assegurando uma gestão pautada pelo interesse público.

Tiago Carbonaro -  Prefeito do Município de Itaporã/MS

Comentários