O Ministério da Infraestrutura tornou público nesta sexta-feira (17) ter concedido autorização para a empresa Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A - Ferroeste construir e explorar Estrada de Ferro localizada entre os municípios de Maracaju e Dourados, em Mato Grosso do Sul, pelo prazo de 99 anos.
Assinado pelo secretário executivo da pasta, Marcelo Sampaio Cunha Filho, o aviso de autorização foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União e detalha que o Processo SEI n° 50000.025747/2021-81 seguirá para continuidade da instrução processual.
A publicação ocorre para que o Ministério da Infraestrutura comunique ao público em geral, de acordo com o inciso II, §2°, do art. 7° da Medida Provisória n° 1.065, de 30 de agosto de 2021, que conheceu o requerimento da empresa interessada em implantar o ramal ferroviário entre Maracaju, maior produtor de grãos sul-mato-grossense, e Dourados, onde estão instaladas usinas capazes absorver parte importante da produção estadual de soja e milho.
No dia 2 de setembro o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, receberam pedido de investimento de R$ 2,85 bilhões para construção de uma ferrovia com 76 quilômetros de extensão entre esses dois municípios.
O pleito pelos recursos foi feito pelo Governo do Paraná através da Medida Provisória 1.065/2021, que cria o programa Pro Trilhos para impulsionar o surgimento de novas ferrovias no Brasil, de forma mais célere e simplificada, a partir do instrumento da autorização.
Comentários