A vacinação contra a Covid-19 em Dourados esta semana segue para grupos prioritários na aplicação de primeira e também de segunda dose. Conforme anunciado pela prefeitura, ainda que não especificando o número, o total de doses seria reduzido.
No entanto, houve uma grande procura pela vacina, principalmente por aplicação de segunda dose. A movimentação foi intensa tanto em postos de saúde quanto no CCI (Centro de Convivência do Idoso) do Jardim Água Boa.
Leitores enviaram ao Dourados News reclamações de formações de filas e desencontro de informações, o que causou confusão e aglomeração, por exemplo, no Jorjão, onde as filas se formaram rapidamente ainda ontem (26) no período da manhã.
No local, conforme divulgado pela prefeitura, está priorizado o atendimento para aplicação de segunda dose de quem faz parte dos grupos prioritários de idosos, pessoas com comorbidades e também para profissionais da saúde.
Leitores relataram que houve distribuição de senha, mas que por fim, funcionários da secretaria municipal de saúde acabaram permitindo a entrada por ordem de chegada, o que gerou indignação.
Ainda conforme os relatos, na madrugada desta terça-feira, centenas de pessoas já se aglomeravam em filas no aguardo por atendimento e para tentar conseguir a aplicação do imunizante no Jorjão. Muitas levaram cadeiras para aguardar de forma menos desconfortável.
Esse foi o caso da dona de casa Carmem Lucia Molina, de 70 anos. Ela procurou o local para tomar a segunda dose de Coronavac, que já deveria ter sido aplicada desde o dia 24 deste mês.
"Estou aqui desde as 5h30 para conseguir, porque já está atrasada a minha segunda dose. Procurei semana passada o posto de saúde da Vila Índio, do Parque do Lago e não tinha dose para eu tomar. Estou preocupada com esse atraso por isso tô aqui desde cedo. Já tinha muita gente aqui ainda de madrugada".
Carmem lamentou ainda a situação. "Eu espero conseguir. Somente agora [às 8h30] que foram tentar organizar a situação de fato. A gente não pode se reunir com a família para não aglomerar e agora estamos aqui aglomerados nessa fila".
A reportagem do Dourados News apurou no local que a informação repassada era de que haveria somente a distribuição de 200 senhas.
Por volta das 8h30 e após reclamações das pessoas, funcionários da secretaria municipal de saúde tentavam arranjar cadeiras para idosos sentarem para aguardar.
Além disso, nos postos de saúde, também houve problemas, conforme relatado pelas pessoas. No Altos do Indaiá e Jardim Ouro Verde, por exemplo, ainda na manhã de ontem não havia mais doses disponíveis.
Essas unidades fazem parte das 10 anunciadas pela prefeitura como pontos de aplicação para primeira dose de imunizante em idosos de 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades comprovadas, juntamente com Parque das Nações I, Quarto Plano, Vila Rosa, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso, CSU, Parque do Lago II e Vila Vieira.
O Dourados News procurou a assessoria de comunicação da prefeitura para um posicionamento sobre a situação e os problemas relatados. A reportagem foi informada de que uma nota de esclarecimento seria enviada, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno.
Quais são os grupos atendidos no momento pela Secretaria de Saúde?
Idosos e pessoas com comorbidades comprovadas
- Idosos que tenham 60 anos ou mais;
- Pessoas com 55 anos ou mais com doenças imunossupressoras, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios; doença cérebro vascular e cirrose hepática;
- Pessoas com 18 anos ou mais que tenham síndrome de down, obesidade mórbida (IMC), anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, pessoas com deficiências permanentes que apresentem limitação motora ou incapacidade, incapacidade de ouvir e enxergar e deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais;
* Pessoas que fazem parte desses grupos acima estão sendo atendidas em 10 postos de saúde, conforme divulgado pela prefeitura e conforme disponibilidade de doses: Altos do Indaiá, Ouro Verde, Parque das Nações I, Quarto Plano, Vila Rosa, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso, CSU, Parque do Lago II e Vila Vieira. O atendimento acontece em horário comercial das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Trabalhadores da Saúde
- Que tenham 54 anos ou mais que não manipulem fluídos e secreções de pessoas contaminadas ou suspeitas da Covid-19;
- Trabalhadores da saúde com 36 anos ou mais que manipulam fluídos e secreções de pessoas contaminadas;
* Para esse grupo de profissionais da saúde o atendimento, conforme divulgado pela prefeitura, deve ser com hora marcada pela Central Central de Agendamento para aplicação das doses no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre Chamorro, do Jardim Água Boa, ao lado do Jorjão. Telefones: (67) 9.8468 8399 / 8098 / 8259 / 9023.
Aplicação de segunda dose em todos os grupos
- Somente no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre Chamorro, do Jardim Água Boa, ao lado do Jorjão. Em horário comercial das 07h às 11h e das 13h às 17h.
Comentários