Brasil

Em primeiro dia de 'lockdown', prefeitura registra média de três denúncias por hora

Neste domingo (30) entrou em vigor o decreto municipal nº 400 que estabeleceu ‘lockdown’ de 14 dias para atividades não essenciais e também restringiu a circulação de pessoas em qualquer horário, salvo para situações de urgência ou necessidade comprovada.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura já são mais de 50 registros de denúncias pelos canais oficiais ofertados à população, ao menos até às 15h de hoje. A média é de três registros por hora que geram o envio de guarnições de fiscalização para verificação.

“Estamos recebendo muita demanda pelos meios de denúncia, que estão congestionados”, informou a assessoria.

As denúncias de aglomerações, festas clandestinas e também de estabelecimentos que não estão permitidos de funcionar, mas que estejam infringindo a regra, devem ser encaminhadas para os telefones 199, 153, 190 e também do e-mail [email protected]

Além disso, a prefeitura disponibilizou ainda, com a garantia de anonimato, o encaminhamento de denúncias por meio das redes sociais oficiais do município com envio de prints ou demais informações. 

O ‘lockdown’

A fiscalização para cumprimento do decreto municipal é uma ação conjunta da Guarda Municipal de Dourados, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e secretarias como a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), que reforçam os trabalhos.

Com o novo decreto, fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia. As pessoas só podem sair de casa para ir a supermercados, açougues e padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, mas é preciso seguir algumas restrições, principalmente de biossegurança com uso de máscara de proteção individual, por exemplo.

Os estabelecimentos autorizados a abrir devem atender apenas com 50% da capacidade. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família, salvo em casos de famílias monoparentais e pessoas que precisem de acompanhante devido a condições físicas e psicológicas.

Supermercados, açougues e padarias podem funcionar de segunda à sábado até às 18h. No domingo, será permitido funcionar até às 14h. As distribuidoras de água e gás podem funcionar de segunda à sábado até às 18h e domingo até as 14h. Postos de gasolina e farmácia podem funcionar 24h dia. Durante este período fica proibida a venda de bebidas alcoólicas. 

Ainda conforme estabelecido pelo decreto municipal, “os imóveis onde forem flagradas aglomerações ficam sujeitos à multa no art. 186 da Lei Complementar nº 205, de 19 de outubro de 2012, com lançamento no cadastro imobiliário”.

Números da Covid-19

Em Dourados, conforme boletim epidemiológico divulgado neste domingo (30), já são 31.930 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, no ano passado.

Desse total, 506 pessoas perderam a vida, sendo 292 moradoras de outras localidades.

Nas últimas 24h, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul teve registro de 312 novos casos positivos e 10 mortes.

Ainda conforme os dados, 176 permanecem internadas na rede de saúde municipal pública e privada, sendo 101 em leitos de enfermaria e 75 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

Comentários