A Câmara Municipal de Dourados recebe nos dias 23, 24 e 25 de novembro a primeira edição da Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul. A Casa de Leis é parceira no evento, organizado pelo Grupo Literário Arandu, de Dourados.
Um dos principais objetivos, além do estímulo à leitura, também é consolidar a feira como uma referência para que a população da cidade tenha acesso a autores e escritores regionais. Além disso, o evento propõe-se a ser um ponto de difusão da produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do Estado.
“É importantíssimo para nossa cidade essa feira, nos dá uma grande satisfação recebê-la. Acredito que uma cidade sem cultura é uma cidade morta, por isso precisamos investir nesse setor do nosso município, do nosso Estado e o primeiro passo é esse que estamos dando apoiando o evento organizado pelo Grupo Arandu, que é uma referência aqui na nossa Dourados”, destacou o presidente da Casa, vereador Laudir Munaretto (MDB).
A Comissão Organizadora encontrou em um homenageado principal uma forma para preservar e valorizar a literatura e os escritores locais. Este ano, o patrono do evento e homenageado é o poeta, editor e jornalista Nicanor Coelho, um dos primeiros idealizadores da realização da feira. Ele faleceu em 17 de dezembro do ano passado.
O projeto também faz parte do processo de retomada das atividades culturais no município, paralisadas por um longo período por conta da pandemia de coronavírus.
“A Feira possibilitará garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros ao público, o que é de fundamental importância para o desenvolvimento do gosto pela literatura. A retomada nesse momento, depois de um tempo de quarentena, vai possibilitar a interação dos artistas com estudantes, professores e público leitor. Quem comparecer vai poder conhecer os escritores, vamos ter sessão de autógrafos, exposição de livros, de artesanato, contação de histórias, declamação de poesias, entre outras atividades culturais”, ressaltou o professor Carlos Magno Mieres Amarilha, presidente do Grupo Literário Arandu.
Comentários