Brasil

Dívida com prefeitura poderá ser parcelada por aplicativo de mensagem

Contribuinte conversa por Whatsapp com atendimento da Prefeitura de Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado) Contribuinte conversa por Whatsapp com atendimento da Prefeitura de Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)

Economia

Contribuintes terão que enviar cópias e fotos de documentos para parcelar IPTU, ISSQN, ITBI e taxas públicas

A Prefeitura de Campo Grande criou mais uma estratégia para facilitar o pagamento de mais de R$ 2,6 bilhões de dívida ativa dos contribuintes. Agora, os valores poderão ser parcelados em atendimento por telefone ou em conversa com robôs e consultores pelo Whatsapp.

O parcelamento vale para todos os tributos administrados pela prefeitura, como o ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), taxas públicas e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), conforme o decreto 15.329, publicado hoje (3) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Contato - O horário de atendimento on-line é das 7h30 às 18h, de segunda à sexta-feira. O atendimento por telefone é pelo (67) 4042-1320 e pelo Whatsapp estão disponíveis os números (67) 9 8478-8873 e (67) 9 8471-0487.

Passo a passo - Ao acessar o atendimento, o contribuinte terá as opções de receber uma guia para pagamento; parcelamento ou falar com um consultor da prefeitura.

Será preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o RG (Registo Geral), além do número da inscrição municipal, CPF do proprietário ou o endereço do imóvel.

 O consultor irá verificar se a inscrição é do proprietário ou de outra pessoa. Caso o solicitante não seja o proprietário, o atendente verificará em qual dos tipos de representante o solicitante se encaixa e solicitará a documentação necessária para iniciar o parcelamento. O pedido será analisado após o envio da documentação por meio de fotos.

O parcelamento poderá ser feito pelo proprietário, representante legal, processo judicial, inventariante, cônjuge, cônjuge separado, razão social ou por curatela.

O contribuinte deverá enviar fotos e cópias dos documentos solicitados, além de uma foto do tipo selfie, ou seja, mostrando rosto e um documento com foto, como RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Clique aqui para conferir as regras do parcelamento na edição de hoje do Diogrande.

Outras formas - Além do parcelamento, a prefeitura permite que os contribuintes quitem seus débitos por meio de compensação ou dação em pagamento, desde 2021. A compensação ocorre caso o munícipe tenha créditos com o município e queira usá-los para amortizar a dívida. Outra maneira de pagar a dívida é dar à prefeitura imóveis como pagamento.

IPTU - Os contribuintes podem receber mais informações na Central do IPTU, que fica na Rua Arthur Jorge, nº 500, no Centro, ou pelo telefone 156.

Outras dívidas - Demais débitos podem ser negociados na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), que fica na Rua Marechal Cândino Mariano Rondon, nº 2655, no Centro, ou pelo telefone (67) 4042-0581.

Comentários