O Pronto Atendimento Médico (PAM) de Dourados estará aberto neste sábado e domingo, dias 05 e 06 de abril, das 7h às 17h, para ampliar a vacinação contra a Influenza. A Prefeitura de Dourados tem como objetivo garantir que um maior número de pessoas pertencentes ao grupo prioritário tenha acesso à imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana.
A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização como principal forma de prevenção contra complicações da gripe, que podem levar a internações e até mesmo ao óbito.
Em Dourados, uma pessoa morreu em decorrência da gripe no ano. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), trata-se de uma idosa de 80 anos, com óbito registrado no dia 21 de março. Já em Mato Grosso do Sul são sete vítimas da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação abrange crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais.
Comentários