Brasil

Com ‘O Auto da Compadecida’, festival tem espetáculos que não dá pra perder

Grupo Mineiro Maria Cutia estará em Bonito com 'O Auto da Compadecida'. (Foto: Tati Motta) Grupo Mineiro Maria Cutia estará em Bonito com 'O Auto da Compadecida'. (Foto: Tati Motta)

Artes

Falta pouco para o Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 25 a 28 de agosto

A programação completa do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 25 a 28 de agosto, no principal destino turístico do Estado já está disponível e dentro da lista de atrações que envolvem música, dança, gastronomia, teatro, literatura, intervenções artísticas, cinemas e oficinas, não faltam espetáculos que valem muito a pena anotar na agenda e tirar um tempinho para assistir.

Hoje selecionamos alguns dos projetos que vão desembarcar aqui na próxima semana para encantar o público, da dança ao teatro.

QUINTA-FEIRA (25/08)

No primeiro dia de festival, 25 de agosto, na quinta-feira, tem espetáculo de dança “Os Superficiais” da companhia pernambucana ETC. A apresentação será na Praça da Liberdade às 16h.

O espetáculo Os Superficiais, que marcou os 15 anos da companhia, é fruto de uma investigação dos tipos de relações estabelecidas no mundo pós-moderno, fortemente marcado pela velocidade e superficialidade nas interações sociais, essa montagem de dança retoma as memórias pessoais de seus bailarinos e bailarinas para propor uma obra, um jogo ou uma brincadeira.

Assim, aborda a tão recorrente exposição pessoal, na cópia compartilhada como original, na velocidade e volume da informação, na superficialidade do conteúdo, na interrupção das ação e na dificuldade de manter um só foco de atenção.

No mesmo dia (25), às 18h30, no Assentamento Guaicurus, tem o argentino Sebastian Godoy com o espetáculo “Yoyo", um baú cheio de jogos e sonhos para nos ensinar quem somos, para não esquecer a criança que há em nós e a capacidade de admiração, engenhosidade, criatividade, o que originalmente nos faz nós mesmos. Jogue apenas pela diversão de jogar.

Yoyo é uma aventura sobre nós mesmos, sobre as profundezas do eu, sobre o compositor que todos nós temos dentro, sobre originalidade, não no sentido do que é novo, mas do que é totalmente e originalmente nós mesmos. Texto, argumento, direção e atuação: Sebastian Godoy.

No mesmo horário (18h30), mas no Palco das Artes Cênicas, na Praça da Liberdade, tem espetáculo circense Sinapse Darwin da Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte.

Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, o espetáculo remonta a história de Darwin de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e à geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Nessa trajetória, fatos icônicos da vida como nascimento, formação e jornada, são espelhados e transfigurados pela memória daqueles que pertencem.

Requisitando a imaginação, elementos de teorias contidas em “A Origem das Espécies”, vão sendo gradualmente revelados a partir de um olhar sobre o próprio cotidiano.

SEXTA-FEIRA 26/08

No segundo dia de evento, sexta-feira (26), às 17h30 é a vez do espetáculo de dança “Brincos e Folhas” da companhia paulistana Balangadança encantar na Praça da Liberdade.

A companhia convida o público mirim a apreciar e entrar na dança, fazendo do corpo brinquedo e da brincadeira dança. O espetáculo é o primeiro trabalho criado pelo grupo, em 1997.

Em seguida, às 19h, tem novamente espetáculo do argentino Sebastian Godoy com ‘Yoyo’, para quem não conseguiu estar presente no Assentamento Guaicurus.

SÁBADO (27/08)

No sábado, às 19h, na Praça da Liberdade tem espetáculo teatral “Mirage, Circo, Natureza e Encantamento” com a companhia Mirage do Distrito Federal.

O espetáculo Mirage revela tanto a força humana quanto às potências do que não se vê, a capacidade de expressão dos sentimentos, vinculados à força da natureza e sua representatividade como um canal de comunicação presente em todos os seres.

DOMINGO (28/08) 

No último dia de evento, às 17h30, um dos destaques do dia é o espetáculo “O Auto da Compadecida” do grupo mineiro Maria Cotia.

Na Praça da Liberdade, as aventuras de João Grilo e Chicó que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher, passando pelo gato que descome dinheiro, e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo prometem muita risada.

Confira aqui a programação completa do festival.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Comentários