“SOS – Juntos por Rio Bonito do Iguaçu”,

Campanha para ajudar cidade devastada por tornado no Paraná é lançada em Dourados

Campanha "SOS Juntos por Rio Bonito do Iguaçu", destinada a arrecadar doações para a cidade paranaense. - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News Campanha "SOS Juntos por Rio Bonito do Iguaçu", destinada a arrecadar doações para a cidade paranaense. - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News

A OAB/MS – 4ª Subseção de Dourados e Itaporã, em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, lançou na manhã desta segunda-feira (17) a campanha “SOS – Juntos por Rio Bonito do Iguaçu”, destinada a arrecadar doações para a cidade paranaense, que há dez dias foi devastada por um tornado classificado preliminarmente como F2 pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A ação foi idealizada pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem e conta com apoio de diversas instituições locais.

O fenômeno climático atingiu Rio Bonito do Iguaçu no fim da tarde de 7 de novembro, deixando um rastro de destruição — casas destelhadas ou destruídas, veículos tombados, árvores arrancadas e boa parte do centro do município severamente comprometida.

Desde então, equipes da Defesa Civil Nacional, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), trabalham no levantamento dos danos e no planejamento da reconstrução. Um ortomosaico elaborado a partir de mais de 1.500 imagens captadas por drones tem guiado as ações de resposta e avaliação estrutural.

Ao abrir o lançamento da campanha, a presidente da OAB/MS 4ª Subseção de Dourados e Itaporã, Edna Bonelli, destacou que, mesmo com o tempo chuvoso em Dourados, a presença das autoridades demonstra o espírito de solidariedade da cidade.

Ela explicou que o evento não teve formalidades excessivas porque a urgência da situação exige foco total na ação. “A causa exige que nós tenhamos muita força de vontade, união, que é o que a gente está tendo para poder fazer esse lançamento. O objetivo desse lançamento é dar publicidade a uma campanha tão importante como essa, onde a gente está vendo os nossos irmãos paranaenses com um município devastado, acabado.”

Edna reforçou que a Ordem cumpre ali não apenas seu papel institucional, mas sua vocação social. “Como eu tenho dito sempre, a OAB está aqui não só para defender a advocacia, aqui é a casa da cidadania. Por ser a casa da cidadania, há que se preocupar com direitos humanos, com o social, como nós estamos fazendo hoje aqui.”

Ela destacou que a campanha será curta, pela urgência enfrentada pelo município paranaense. “Será em um curto espaço de tempo. Na semana que vem a gente quer encerrar essa ação, até porque lá não tem como esperar. As necessidades são muitas, então precisamos realmente ajudar os nossos irmãos.”

Edna finalizou agradecendo o apoio das comissões temáticas e reforçou que até o transporte das doações — sempre um desafio em campanhas humanitárias — já foi garantido. “Conseguimos o transporte de forma gratuita, que vai levar o que arrecadarmos para o Paraná. Fica aqui nosso convite para que todos nos ajudem a expandir esta campanha.”

O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), participou do lançamento e abriu sua fala citando uma parábola bíblica para destacar o caráter humano da ação.

“A gente tem coração, a gente tem sensibilidade. E quando vê uma tragédia como essa, a gente se sente com vontade de ajudar. Nós somos assim, temos essa necessidade de ajudar os outros.”

Ele lembrou que Dourados tem histórico de grandes mobilizações, citando campanhas antigas, como as realizadas para ajudar Porto Murtinho. “Ao longo desse tempo, muitas campanhas foram realizadas e com bastante sucesso. Isso demonstra que a população de Dourados sempre é solidária.”

Marçal ressaltou a gravidade do desastre em Rio Bonito do Iguaçu, onde o tornado — que pode ter ultrapassado 250 km/h em alguns pontos — “acabou com a cidade”, segundo o prefeito. “Tenho certeza que, a partir desse lançamento e dessa divulgação, as pessoas não vão se furtar a ajudar a população que foi vítima desse tornado que devastou a cidade e que precisa ser reconstruída.”

Ele também fez um paralelo com o Rio Grande do Sul, lembrando que os impactos das tragédias climáticas permanecem por muito tempo. Para fortalecer a campanha, Marçal afirmou que envolverá diretamente o funcionalismo público.

“Amanhã eu tenho uma reunião com todos os secretários e vou incumbi-los de espalhar a ideia para todos os servidores, para conseguirmos doações em todas as secretarias. Água, fraldas, leite e alimentos não perecíveis — é isso que realmente precisamos.”

Como doar

A campanha “SOS – Juntos por Rio Bonito do Iguaçu” será realizada ao longo de uma semana por conta da urgência no município paranaense. Estão sendo arrecadados:

-Água
-Leite
-Fraldas
-Alimentos não perecíveis

As doações podem ser entregues em horário comercial nos seguintes pontos de coleta:

-OAB Dourados: R. Onófre Pereira de Matos, 1712 - Centro.
-Corpo de Bombeiros: Av. Presidente Vargas, 1167 - Vila Progresso. 
-Prefeitura Municipal: R. Cel. Ponciano, 1700 - Parque dos Jequitibas.
-Câmara Municipal: Av. Marcelino Pires, 3495 - Jardim Caramuru. 

Qualquer pessoa pode participar da ação.

 

Comentários